O Acompanhamento nutricional pode favorecer parâmetros clín...
( ) A ingestão recomendada de carboidratos é de 30 a 45% do valor energético total da dieta e não inferior a 80 gramas ao dia, além disso, deve-se incentivar o consumo de alimentos fontes de fibras. ( ) A ingestão recomendada de proteínas é de 20 a 25% do valor energético total da dieta, mas para indivíduos diabéticos com doença renal crônica em hemodiálise recomenda-se oferta de 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal ao dia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As Diretrizes da SBD recomendam ingestão de carboidratos entre 45 e 60% do valor energético total (VET), e não recomenda ingestão inferior a 130g/dia. Além disso, é importante incentivar o consumo de fibras (no mínimo 14g/1000 kcal e 20g/1000 kcal para DM tipo 2).
Já a ingestão de proteínas deve corresponder de 15 a 20% do VET. Para indivíduos com doença renal, a recomendação de proteína é de 0,8g/kg/dia. Após o início da terapia renal substitutiva, as recomendações nutricionais devem ser reajustadas, devido a perda de nutrientes durante o procedimento.
Portanto, as duas afirmativas são falsas.
Gabarito do Professor: LETRA D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB. D
Rec de CHO: 45 a 60% e no mínimo 130g/dia;
DM + HEMODIALISE = 1,2 a 1,4g/kg/dia de Proteína e 15 A 20% do Vet de Proteinas.
recomendações de CHO 45-60% não inferior a 130g por dia
proteínas: 15-20% se a função renal estiver preservada
Carboidratos:
A ingestão recomendada é de 45 a 60% do valor energético total da dieta, não inferior a 130 gramas por dia.
Incentivo ao consumo de alimentos ricos em fibras.
Proteínas:
A ingestão recomendada é de 15 a 20% do valor energético total da dieta, se a função renal estiver preservada.
Para indivíduos diabéticos com doença renal crônica em hemodiálise, recomenda-se uma oferta de 1,2 a 1,5 gramas de proteína por quilograma de peso corporal ao dia, não 0,8 gramas.
Para indivíduos com função renal não preservada, a recomendação de ingestão de proteínas geralmente é ajustada para ajudar a reduzir a carga renal.
Pacientes com Doença Renal Crônica (não em diálise): Recomenda-se uma ingestão de proteínas de 0,6 a 0,8 gramas por quilograma de peso corporal por dia. Essa restrição visa reduzir a progressão da doença renal e evitar a sobrecarga de trabalho para os rins.
Pacientes com Doença Renal Crônica em Diálise: Para esses pacientes, a necessidade de proteínas é maior, uma vez que a diálise pode causar perda de proteínas. A recomendação é de 1,2 a 1,5 gramas de proteína por quilograma de peso corporal por dia. organize.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo