A equipe de saúde deve reconhecer os padrões de limpeza e d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - área semicrítica e a limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia; data e horário preestabelecidos e sempre que necessário.
Vamos entender o porquê:
Contexto da Questão: Em um ambiente de centro cirúrgico e áreas adjacentes, a higiene e desinfecção são cruciais para a segurança do paciente e prevenção de infecções hospitalares. Essa questão explora o conhecimento sobre a categorização das áreas de acordo com o risco de contaminação e a frequência necessária de limpeza.
Justificativa da Alternativa Correta (B): Uma área onde se encontra um paciente internado após cirurgia traumatológica é considerada uma área semicrítica. Isso ocorre porque, enquanto a área não está diretamente envolvida nas cirurgias ativas, ainda há um risco significativo de infecção devido à condição do paciente pós-cirúrgico. Portanto, a limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia, com horários preestabelecidos, garantindo que o ambiente seja seguro e higiênico.
Alternativas Incorretas:
A - área crítica e a limpeza deve ser realizada três vezes ao dia; Esta alternativa está incorreta porque áreas críticas são aquelas diretamente envolvidas em procedimentos cirúrgicos, como a sala de operação durante a cirurgia. Nesse cenário, a área em questão é semicrítica devido à natureza do paciente pós-operatório.
C - área não crítica e a limpeza deve ser realizada uma vez ao dia; Esta alternativa está incorreta porque áreas não críticas referem-se a áreas de menor risco, como corredores e escritórios administrativos. O ambiente pós-cirúrgico exigiria mais atenção do que uma limpeza diária.
D - área infectada e a limpeza deve ser realizada uma vez ao dia; Esta alternativa está incorreta porque o termo "área infectada" não se aplica corretamente a essa situação. Além disso, uma área de risco de infecção exigiria mais do que uma limpeza diária.
Entender a classificação das áreas de acordo com o risco associado é fundamental para garantir práticas adequadas de limpeza e desinfecção em ambientes hospitalares.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra B.
Atente-se ao que está escrito na questão: "a área em que se encontra um paciente internado após uma cirurgia traumatológica".
De acordo com a Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies.ANVISA
� Áreas semicríticas: são todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas.
São exemplos desse tipo de área: enfermarias e apartamentos, ambulatórios, banheiros, posto de enfermagem, elevador e corredores.
De acordo com Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies.Brasília-DF.2012
Quadro 3 – Frequência de limpeza concorrente.
CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS FREQUÊNCIA MÍNIMA
Áreas críticas 3x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.
Áreas não-críticas 1x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.
Áreas semicríticas 2x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.
Áreas comuns 1x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.
Áreas externas 2x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.
Áreas críticas: são os ambientes onde existe risco aumentado de transmissão de infecção, onde se realizam procedimentos de risco, com ou sem pacientes ou onde se encontram pacientes imunodeprimidos. São exemplos desse tipo de área: Centro Cirúrgico (CC), Centro Obstétrico (CO), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Diálise, Laboratório de Análises Clínicas, Banco de Sangue, Setor de Hemodinâmica, Unidade de Transplante, Unidade de Queimados, Unidades de Isolamento, Berçário de Alto Risco, Central de Material e Esterilização (CME), Lactário, Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Farmácia e Área suja da Lavanderia.
Áreas semicríticas: são todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas. São exemplos desse tipo de área: enfermarias e apartamentos, ambulatórios, banheiros, posto de enfermagem, elevador e corredores.
Áreas não-críticas: são todos os demais compartimentos dos estabelecimentos assistenciais de saúde não ocupados por pacientes e onde não se realizam procedimentos de risco. São exemplos desse tipo de área: vestiário, copa, áreas administrativas, almoxarifados, secretaria, sala de costura.
https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/seguranca-do-paciente-em-servicos-de-saude-limpeza-e-desinfeccao-de-superficies
pra min uma questão mal formulada, pq e se o paciente estivesse internado na uti apos a cirurgia traumatológica? a resposta não seria a letra B semi-critica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo