Considere as afirmações abaixo: I. A charge exalta a aprovaç...
I. A charge exalta a aprovação do governo Lula, mostrando o aumento do poder aquisitivo da classe trabalhadora, que passou a consumir mais.
II. Há uso de discurso direto na charge.
É verdadeiro o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O discurso direto caracteriza-se pela reprodução fiel da fala do personagem.
O discurso indireto ocorre quando o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem.
I. A charge exalta a aprovação do governo Lula, mostrando o aumento do poder aquisitivo da classe trabalhadora, que passou a consumir mais. [ERRADA]
Mesmo fazendo menção ao termo aprovação, a charge nada demostra ou insinua crescimento ao poder aquisitivo da população.
II. Há uso de discurso direto na charge. [CERTA]
O discurso direto é marcado pela explicitação DIRETA da fala do personagens, a qual é geralmente marcada por aspas ou travessões conforme a fala enunciada no texto.
Bons estudos.
Sabendo que o discurso direto tem-se o uso do travessão, e reprodução direta da fala dos personagens. Demonstra então que a primeira opção em que fala que a aprovação do governo LULA aumentou entre os pobres não foi correta, porque a criação da imagem dessa charge, a inserção de elementos demonstrou que os pobres não estão de acordo e sim se sentindo culpados por isso.
Assim Letra B
Errado II- A charge exalta a aprovação do governo Lula, mostrando o aumento do poder aquisitivo da classe trabalhadora, que passou a consumir mais.
Errado, pois a charge mostra uma loja de eletrônicos usados, ou seja, não há aumento de poder aquisitivo, pois as pessoas estão tendo que vender seus bens antigos ou estão tendo que comprar bens usados (o que é antagônico a informação de aumento de poder aquisitivo). Além disso na frase "É sempre assim! Qualquer droga que acontece, botam a culpa na gente!" = deixa claro que a classe trabalhadora discorda, que a aprovação do lula é "qualquer droga que acontece" = se é uma droga é ruim, logo a classe não reconhece que teve melhoras, não há portanto aumento de poder aquisitivo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo