Na especificação dos padrões de interoperabilidade, o e-Ping...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80552 Arquitetura de Software
Acerca de interoperabilidade de sistemas, web services e arquitetura
e-Ping, julgue os próximos itens.

Na especificação dos padrões de interoperabilidade, o e-Ping adota o princípio de que tráfego de rede nunca pode ser otimizado pelo uso do MPLS (multiprotocol label switching), pois, para ser otimizado, são requeridas pelo menos quatro classes de serviço, o que é inviável de se obter com o MPLS.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - Errado

A questão aborda o tema de interoperabilidade de sistemas no contexto do e-Ping, uma referência para padrões de interoperabilidade no governo eletrônico. O e-Ping estabelece um conjunto de normas e práticas destinadas a facilitar a comunicação e a troca de informações entre diferentes sistemas e órgãos públicos, tendo como um dos seus aspectos a eficiência no tráfego de rede.

O Multiprotocol Label Switching (MPLS) é uma técnica de engenharia de tráfego que permite a otimização e a gestão do tráfego de dados em redes de pacotes baseadas em IP. Uma das vantagens do MPLS é a habilidade de criar Classes de Serviço (CoS), que proporcionam diferentes níveis de serviço em termos de latência, largura de banda e prioridade de tráfego. Assim, é possível ter várias classes de serviço para atender a diferentes requisitos de tráfego.

A afirmativa de que o e-Ping considera inviável a otimização do tráfego de rede pelo uso do MPLS devido à necessidade de pelo menos quatro classes de serviço é incorreta. Na verdade, o MPLS é amplamente reconhecido por sua capacidade de facilitar a criação de múltiplas classes de serviço e por proporcionar a otimização e a flexibilidade do tráfego de rede, o que seria benéfico para um sistema interoperável de governo eletrônico, como é o objetivo do e-Ping.

Portanto, a afirmação de que o e-Ping descarta a otimização do tráfego de rede pelo uso do MPLS é errônea, uma vez que o MPLS é uma tecnologia que pode contribuir significativamente para a eficiência e a eficácia da interoperabilidade de serviços de governo eletrônico.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Quando necessário, o tráfego de rede pode ser otimizado pelo uso do MPLS (RFC 3031), devendo este possuir, no mínimo, quatro classes de serviço."

fonte: e-Ping documento de referencia 2011. pg24

O e-ping ADOTA o MPLS p/ trafego avancado de dados, no segmento/area `Interconexao`, mais especificamente nos Servicos de Rede.


fonte: e-Ping documento de referencia 2013. Pg.25
Complementando...

Os produtos que as operadoras utilizam baseados em MPLS permitem que elas possam agregar valor ao seus produtos, pois passam a não oferecer apenas banda, mas um tráfego diferenciado com: Multimídia (Voz, Vídeo e Dados) e aplicações críticas, com garantias aplicáveis de QoS, através das seguintes classes de serviço:
 
Multimídia:priorização de tráfego dos pacotes multimídia (ex.: vídeo conferência, etc.).
Voz:priorização de tráfego dos pacotes de voz (ex.: interligação de PABX, telefonia IP, etc.).
Dados Expressos:priorização de tráfego de dados de aplicações críticas (ex.: SAP, GVCollege, etc.).
Dados:tráfego de dados sem priorização (Best Effort).
Alternativa: Errada

Fonte: Wikipedia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo