Em "A neurociência desenvolveu-se muito a partir da dis­poni...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2019 - UNESP - Bibliotecário |
Q2691469 Português

Leia o texto para responder às questões de números 08 a 10.


As classificações do posicionamento político e moral das pessoas estão mais atuais do que nunca por conta da onda de radicalização que tomou conta do mundo. Muito já foi estudado sobre os fundamentos psicológicos, ambientais e históricos que levam à percepção das pessoas de perten­cer a um grupo ou a outro. Agora, é a vez de a neurociên­cia acrescentar seu conhecimento. A área investiga como o cérebro funciona e as repercussões disso para o organismo e o comportamento. A conclusão é a de que o órgão tem muito mais impacto do que imaginávamos na maneira como ado­tamos nossos posicionamentos. De acordo com as últimas pesquisas, quando um indivíduo demonstra uma postura liberal ou conservadora diante de questões sociais ou quan­do vota neste ou naquele candidato, está sendo muito mais influenciado pelas conexões neurais do que tem ideia.

A neurociência desenvolveu-se muito a partir da dispo­nibilidade dos exames de ressonância magnética funcionais, que captam as regiões cerebrais em ativação exatamente no momento em que as pessoas são estimuladas a pensar em algo ou a visualizar determinado objeto, por exemplo. É com o auxílio desses aparelhos que estão sendo levanta­das as principais informações sobre o tema. O que os testes mostram é que o que ocorre no cérebro corresponde exa­tamente ao perfil político de cada um. "Conservadores ten­dem a apresentar um estilo mais preto no branco na hora de criar e interpretar categorias", afirma o neurocientista Álvaro Machado Dias, professor da Universidade Federal de São Paulo. "Já os liberais e pessoas de esquerda costumam usar e interpretar categorias de maneira mais difusa. Essa diferença psicológica relaciona-se a padrões distintos de conectividade cerebral."


(Aline Pereira. "De direita ou de esquerda?" https://istoe.com.br. Adaptado)

Em "A neurociência desenvolveu-se muito a partir da dis­ponibilidade dos exames de ressonância magnética fun­cionais, que captam as regiões cerebrais em ativação exatamente no momento em que as pessoas são esti­muladas a pensar em algo ou a visualizar determinado objeto, por exemplo." (2º parágrafo), as passagens destacadas conferem aos enunciados, correta e res­pectivamente, sentido de

Alternativas