Se por um lado a alta taxa de natalidade e crescimento demog...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - Sobrecarga da população economicamente ativa pela produção e encargos previdenciários.
Vamos entender o contexto da questão. O enunciado aborda dois fenômenos demográficos que podem gerar preocupações para uma sociedade: um alto crescimento demográfico e um baixo crescimento vegetativo. O foco da pergunta é compreender as consequências de um baixo crescimento vegetativo, que se caracteriza por baixas taxas de natalidade e alta expectativa de vida.
Com essa configuração demográfica, surge um desafio importante: a população economicamente ativa (PEA) diminui proporcionalmente em relação à população idosa. Isso pode gerar uma sobrecarga sobre a PEA, que precisará sustentar um número maior de aposentados e arcar com maiores encargos previdenciários.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para esclarecer por que elas não se aplicam ao contexto descrito:
Alternativa B: Baixa oferta de empregos e estagnação econômica da produção nacional.
Embora uma mudança demográfica possa afetar a oferta de empregos, o enunciado não menciona a estagnação econômica como consequência direta de um baixo crescimento vegetativo. Além disso, a falta de pessoas em idade produtiva normalmente levaria a um aumento na oferta de empregos, e não o contrário.
Alternativa C: Sobrecarga de sistemas básicos sociais, tais como saúde e educação, seguida da falta de profissionais qualificados.
Essa alternativa se refere a um cenário de alta natalidade, no qual haveria uma pressão sobre os sistemas de saúde e educação devido ao grande número de jovens. No contexto de um baixo crescimento vegetativo, a pressão maior recai sobre os sistemas previdenciários e de saúde voltados para idosos.
Alternativa D: Queda acentuada na pirâmide social, que se alarga em sua base e afunila no topo, desregulando a sociedade e a economia.
Essa descrição se aplica a uma sociedade com alta natalidade e baixa expectativa de vida, o que resultaria em uma pirâmide etária larga na base (muitos jovens) e estreita no topo (poucos idosos). No caso de um baixo crescimento vegetativo, a pirâmide etária tende a se alargar no topo (mais idosos) e estreitar na base (menos jovens).
Assim, a alternativa que melhor descreve as consequências de um baixo crescimento vegetativo, com baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida, é a Alternativa A, que menciona a sobrecarga da população economicamente ativa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
o que o Brasil vive atualmente...
É a inversão da pirâmide, característica dos países desenvolvidos...
Maior expectativa de vida, alargamento do topo da pirâmide, estreitamento da base...
Os jovens que estão trabalhando agora estão sustentando a previdência dos aposentados... Então, como as pessoas estão tendo menos filhos, quando os jovens de agora se aposentarem haverá um problema na previdência, que encontrará dificuldades para manter os aposentados, pois não haverá tantos trabalhadores para movimentar esses valores.
Problemas do envelhecimento provocado pelo aumento da expectativa de vida:
I. diminuição da mão de obra disponível;
II. aumento dos gastos com a previdência social;
III. tendência a diminuição do dinamismo econômico.
Gab A - Sobrecarga PEA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo