O grupo Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Corrê...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, é essencial compreender o contexto histórico e artístico do Tropicalismo, um movimento cultural brasileiro que surgiu no final dos anos 1960. Este movimento foi caracterizado por uma fusão inovadora de várias expressões artísticas, como música, teatro, cinema e artes plásticas.
A alternativa correta é: A - Tropicalismo.
Explicação:
O Tropicalismo foi um movimento que teve um impacto significativo nas artes brasileiras, começando em 1967. A peça O Rei da Vela, dirigida por José Celso Martinez Corrêa e encenada pelo grupo Oficina, simboliza a integração das ideias tropicalistas, que buscavam romper com as tradições artísticas anteriores e incorporar elementos da cultura pop e da contracultura.
A encenação de O Rei da Vela refletiu essa mistura, sendo um ponto de partida para o movimento tropicalista que abrangia música, com personalidades como Caetano Veloso e Gilberto Gil, e artes plásticas, com artistas como Hélio Oiticica.
Análise das alternativas incorretas:
B - Modernismo: Este foi um movimento anterior, iniciado na Semana de Arte Moderna de 1922, com uma proposta de renovação das formas artísticas e literárias no Brasil, mas já não estava em evidência na década de 1960.
C - Contracultura: Embora a contracultura tenha influenciado o Tropicalismo, ela não é especificamente um movimento brasileiro nem foi iniciada pela peça O Rei da Vela.
D - Experimentalismo: Este termo refere-se mais a uma abordagem do que a um movimento específico. Enquanto o experimentalismo existia dentro do Tropicalismo, ele não define especificamente o movimento iniciado por O Rei da Vela.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"O Rei da Vela" leva o tropicalismo a Oswald
DA REPORTAGEM LOCAL
Em 29 de setembro de 1967, o teatro Oficina, reconstruído após incêndio no ano anterior, reabre com planta desenhada por Flávio Império e com a estréia de "O Rei da Vela". A peça de Oswald de Andrade (1890-1954) foi escrita 33 anos antes, mas nunca ganhou encenação. O Oficina decide bancar o texto e sintonizá-lo com a cena tropicalista da época. Há quem aponte aquela polêmica montagem como das mais inovadoras na trajetória de Zé Celso.
"O Rei da Vela acabou virando manifesto para comunicarmos no Oficina, através do teatro e do anti-teatro, a chacriníssima realidade nacional", escreveu o diretor após a estréia, ele que procurou subverter forma e conteúdo no projeto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo