Augusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na monta...
Augusto Boal em sua passagem pelo Arena, sobretudo na montagem de Arena Conta Zumbi e depois em Arena Conta Tiradentes, propõe o que chamou de “sistema coringa” conforme o fragmento abaixo:
“(…) O sistema coringa foi imaginado por Boal como uma “saída” para um teatro em crise econômica, como uma “solução” estética – a um só tempo dramatúrgica e de espetáculo, destinada a viabilizar a cena possível naquele momento.(…)”
O “sistema coringa” revela-se como o afunilamento de sistemas pregressos como as esquetes do Centro Popular de Cultura – CPC – e também:
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Tema central da questão: A questão aborda o conceito do sistema coringa de Augusto Boal, um método teatral desenvolvido durante sua passagem pelo Teatro de Arena. É importante compreender a influência de diferentes teorias teatrais nesse sistema, especialmente no contexto de crise econômica e de inovação estética.
Resumo teórico: Augusto Boal foi um renomado dramaturgo e diretor brasileiro, conhecido por criar o Teatro do Oprimido. No sistema coringa, ele buscou uma forma de teatro mais dinâmica e econômica, onde atores desempenham múltiplos papéis e a narrativa pode ser adaptada conforme o contexto. Este sistema se inspira em métodos anteriores, como as peças didáticas de Bertolt Brecht, que também visavam educar e politizar o público.
Justificativa da alternativa correta - D: A resposta correta é a alternativa D - as peças didáticas de Brecht. As peças didáticas de Brecht são conhecidas por sua função educativa e seu estilo narrativo não linear, características estas que influenciaram Boal na elaboração do sistema coringa. Assim como Brecht, Boal queria que o teatro servisse como uma ferramenta de conscientização social, o que se refletiu em suas montagens no Teatro de Arena.
Análise das alternativas incorretas:
A - os jogos teatrais: Embora jogos teatrais possam ter influenciado Boal em outros contextos, eles não se relacionam diretamente com o sistema coringa, que está mais ligado à estrutura estética e política das peças de Brecht.
B - as improvisações: As improvisações são técnicas de atuação que podem ser usadas em diversos contextos, mas não constituem a base do sistema coringa, que se foca mais em estrutura dramatúrgica e não em técnicas de improvisação.
C - as teorias de Artaud: Artaud é conhecido por seu teatro da crueldade, que busca provocar reações intensas no público. Embora influente, seu foco é bastante diferente da proposta político-social de Boal e, portanto, não se alinha com o sistema coringa.
Estratégia para interpretação: Ao lidar com questões como essa, é essencial analisar o contexto histórico e teórico do conceito em questão. Identificar palavras-chave que ligam a teoria às práticas mencionadas pode ajudar a evitar pegadinhas.
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