Acerca da configuração territorial da América portuguesa, ju...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q359345 História
Acerca da configuração territorial da América portuguesa, julgue (C ou E) os seguintes itens.

O Tratado de Madri tinha como princípio principal, quanto à definição de fronteiras, o uti possidetis e como argumento subsidiário, aplicável à foz do Amazonas e ao Rio da Prata, o mare liberum
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O gabarito da questão sobre a configuração territorial da América portuguesa é E, indicando que a afirmação proposta está errada. O Tratado de Madri, assinado em 1750 entre Portugal e Espanha, tinha como fundamento principal para a definição de fronteiras o conceito de uti possidetis, que significa "como você possui", ou seja, a posse da terra era definida pelo controle efetivo sobre ela, e não apenas por reivindicações baseadas em descobrimentos ou tratados anteriores.

Por outro lado, o princípio do mare clausum (mar fechado) é que foi utilizado como argumento subsidiário, aplicável à foz do Amazonas e ao Rio da Prata, em oposição ao mare liberum (mar livre). Este último princípio defende que os mares deveriam ser abertos à navegação por qualquer nação, mas não foi adotado como argumento no Tratado de Madri.

Portanto, a afirmação de que o "mare liberum" foi utilizado como argumento subsidiário no Tratado de Madri é incorreta, justificando a escolha da alternativa E como resposta correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Hã????

Mare liberum é um princípio do Direito Internacional e é, também, exatamente o oposto do principio que os portugueses usavam.

Historicamente, Portugal e Espanha defenderam uma política de "Mare clausum" nos oceanos durante a era dos descobrimentos e expansão colonial. O que viria a ser contestado por outras nações europeias. Em 1609, na obra Mare Liberum, Hugo Grotius formulou um novo princípio segundo o qual o mar era território internacional, com todas as nações livres de o utilizar. 

Fonte: Wikipedia

Rapaaaaz, sei não.

No meu entendimento o tratado de madri foi o periodo da união iberica, periodo esse que Portugal ficou sobre o dominio Espanhol já que o Rei Sebastião desapareceu ao ir para uma batalha nas indias, assumindo assim seu tio o D' Cardial Henrique que vem a falecer dois anos mais tarde e dessa forma não deixando sucessores.

Com isso Felipe II rei da Espanha, por ter um certo parentesco com o mesmo assume o Trono Português e com isso o tratado de tordesilhas deixa de existir nesse periodo, dando origem ao tratado de Madri. Sendo assim, unindo os dois reinos entre 1580-1640.

Tratado de Madri - 1750

Envolveu a Espanha e Portugal. Estabelecia que a Colônia do Sacramento (atual Uruguai) pertenceria ao espanhóis, e a região dos Sete Povos das Missões (Rio Grande do Sul) pertenceria aos portugueses.

Resposta certa - ERRADO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo