Há muito as políticas assistencialistas se tornaram prática...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2095313 Serviço Social
Há muito as políticas assistencialistas se tornaram prática, não só no Brasil, mas com grande expressão aqui. Porém, tais instrumentos recebem muitas críticas por não se tratar de uma solução e sim de um paliativo para os problemas econômicos e sociais por ela enfrentados. No que consiste o assistencialismo? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Assistencialismo no contexto das políticas sociais. Essa questão é relevante porque aborda a diferença entre políticas assistencialistas e políticas de desenvolvimento social, um tema crítico nas provas de concursos públicos na área de serviço social.

Resumo teórico: O assistencialismo é caracterizado pela oferta de auxílios pontuais, muitas vezes financeiros, que não abordam as causas estruturais da pobreza e desigualdade. Essas práticas são consideradas paliativas, pois oferecem soluções imediatas sem transformar a realidade socioeconômica a longo prazo. Segundo o artigo 1º da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), a assistência social é um direito do cidadão e um dever do Estado, mas deve visar a proteção social e não se limitar ao assistencialismo.

Justificativa da alternativa correta: A alternativa C é a correta porque descreve exatamente o que é o assistencialismo: "Consiste na oferta de auxílios, principalmente financeiros, a membros das camadas mais carentes da população, sem contudo sanar as causas de sua carência." Esta definição alinha-se com o entendimento de que o assistencialismo não resolve as causas profundas dos problemas sociais, mas apenas alivia temporariamente a situação dos mais necessitados.

Análise das alternativas incorretas:

  • Alternativa A: Sugere a oferta de melhores condições de vida por meio de políticas de desenvolvimento social. Isso caracteriza políticas de desenvolvimento, não o assistencialismo, que é mais imediato e menos sustentável.
  • Alternativa B: Refere-se à infraestrutura e ao combate à fome e ao desemprego de forma estruturada, o que também caracteriza políticas de desenvolvimento, já que o assistencialismo não foca na estruturação dos modos de vida.
  • Alternativa D: Fala sobre o desenvolvimento de pequenos negócios e redução da informalidade. Isso não se encaixa no assistencialismo, mas sim em estratégias de desenvolvimento econômico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Consiste na oferta de auxílios, principalmente financeiros, a membros das camadas mais carentes da população, sem contudo sanar as causas de sua carência.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo