Com a Ventilação Controlada por Volume (VCV), o volume de in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: GHC-RS Prova: FUNDATEC - 2023 - GHC-RS - Fisioterapeuta |
Q2178319 Fisioterapia
Com a Ventilação Controlada por Volume (VCV), o volume de insuflação (corrente) é pré-selecionado, e os pulmões são inflados em uma velocidade de fluxo constante até que o volume desejado seja fornecido. Como há um fluxo de ar ao final da inspiração, a pressão de pico nas vias aéreas proximais (PvA máxima) é maior do que a pressão de pico nos alvéolos (Palv máxima); e a diferença (PvAmáxima) – (Palvmáxima) é a pressão dissipada pela resistência ao fluxo nas vias aéreas. A pressão de pico alveolar é um reflexo do volume alveolar ao final da insuflação pulmonar. Sobre vantagem, desvantagem e fluxo inspiratório nessa forma de ventilação, analise as assertivas abaixo:

I. Vantagem: volume corrente constante é a maior vantagem da VCV, com a capacidade de fornecer um volume corrente constante independentemente de alterações nas propriedades mecânicas dos pulmões. Quando a resistência das vias aéreas aumenta ou a complacência pulmonar diminui, o ventilador gera uma pressão maior para fornecer o volume pré-selecionado. Isso mantém o volume-minuto desejado diante de alterações abruptas ou não detectadas na resistência das vias aéreas ou na complacência pulmonar. II. Desvantagem: pressão das vias aéreas se dá para qualquer volume corrente; as pressões das vias aéreas ao final da inspiração são mais altas durante a VCV do que durante a ventilação com controle de pressão (PCV, do inglês pressure control ventilation), isso é percebido equivocadamente como um maior risco de lesão pulmonar induzida pelo ventilador. Contudo, o risco de lesão pulmonar induzida pelo ventilador está relacionado com a pressão de pico alveolar, e essa pressão é a mesma durante a VCV e a PCV (com volumes correntes equivalentes). Portanto, as maiores pressões máximas das vias aéreas durante a ventilação controlada por volume não aumentam o risco de hiperdistensão alveolar e lesão pulmonar induzida pelo ventilador.
III. Fluxo inspiratório: há desvantagens relacionadas à velocidade de fluxo inspiratório constante durante a VCV. Primeiro, a duração da inspiração é relativamente curta, e isso pode levar a um enchimento alveolar irregular. Adicionalmente, o fluxo inspiratório máximo é limitado quando o fluxo é constante, e a velocidade de fluxo inspiratório pode ser inadequada em pacientes com altas demandas de fluxo, resultando em sofrimento do paciente. Um padrão de fluxo decrescente está disponível para a VCV e tem mostrado melhorar o conforto do paciente.

Quais estão corretas?
Alternativas