Só é possível se referir à intensidade da radiação ionizante...
Só é possível se referir à intensidade da radiação ionizante, quando se conhece as grandezas e as unidades que a representam. A necessidade desse conhecimento se tornou evidente desde o início do estudo das radiações (final do século XIX). As grandezas utilizadas para os limites de dose denominam-se grandezas de limitação de dose. Apesar de serem calculáveis, essas grandezas não são mensuráveis. Entretanto, podem ser estimadas a partir de grandezas de dosimetria. Analise-as.
I. Dose equivalente (HT) é a grandeza que leva em consideração a qualidade da radiação. A unidade no sistema internacional é o joule por quilograma (J/kg) denominada sievert (Sv).
II. Kerma de entrada na superfície (Ke) somente inclui a radiação incidente e não a radiação retroespalhada. Unidade: J/kg ou gray (Gy).
III. Equivalente de dose pessoal (Hp(d)) é uma grandeza operacional definida como o equivalente de dose em tecido mole. Unidade: J/kg ou sievert (Sv).
IV. Kerma no ar incidente (Ki) somente inclui radiação incidente no paciente ou fantoma, e a radiação retroespalhada é incluída na definição. Unidade: J/kg ou gray (Gy).
V. Dose efetiva (E) é definida como a soma ponderada das doses equivalentes em todos os tecidos ou órgãos do corpo; se expressa, também, em sievert (Sv).
Estão corretas apenas as afirmativas