Quanto as ações do psicólogo na realização de estudos, pesq...
Disponível em: Código de Ética Profissional do Psicólogo e RESOLUÇÃO CFP Nº 016/2000
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D. Vamos entender o porquê e analisar as demais alternativas.
D - Quando realizado com crianças e adolescentes, estes devem ser informados sobre os objetivos e procedimentos da pesquisa mesmo com consentimento dos pais ou responsáveis.
Essa é a alternativa correta porque, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo e a RESOLUÇÃO CFP Nº 016/2000, é fundamental que crianças e adolescentes sejam informados sobre os objetivos e procedimentos da pesquisa. Mesmo quando há o consentimento dos pais ou responsáveis, o respeito ao entendimento e ao direito de informação dos menores de idade é essencial.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - O acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, deve ser garantido até o encerramento do processo.
Essa alternativa está incorreta porque o acesso aos resultados das pesquisas ou estudos deve ser garantido após o encerramento do processo. Durante o processo, pode haver informações preliminares que ainda não são definitivas e a divulgação antecipada pode ser inadequada ou até prejudicial.
B - O profissional deve avaliar não mais que os riscos envolvidos pelos procedimentos, com o objetivo de proteger os participantes e os grupos ou comunidades às quais eles pertençam.
Essa alternativa está incorreta porque o profissional deve avaliar não apenas os riscos, mas também os benefícios e a relevância da pesquisa. A proteção dos participantes e das comunidades envolve uma avaliação mais ampla, considerando também aspectos éticos e o impacto social das pesquisas.
C - O psicólogo deve garantir o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, inclusive nas situações previstas em legislação específica.
Embora esta alternativa esteja parcialmente correta ao enfatizar o consentimento livre e esclarecido, ela não está completa. Não aborda situações específicas de populações vulneráveis, como crianças e adolescentes, que requerem consentimentos adicionais e informações específicas, como apontado na alternativa correta (D).
Essas discussões são centrais para a ética na pesquisa em Psicologia, onde o respeito à dignidade e aos direitos dos participantes é fundamental. Estar atento às resoluções do Conselho Federal de Psicologia e ao Código de Ética é essencial para garantir práticas responsáveis e éticas em suas investigações.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 16 – O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e ativi- dades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias:
a) Avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, grupos, organizações e comunidades envolvidas;
b) Garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvi- dos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica e respeitando os princípios deste Código;
c) Garantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações, salvo interesse manifesto destes;
d) Garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.
A) O acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, deve ser garantido até o encerramento do processo.
- É garantido após o encerramento, sempre que desejarem
B) O profissional deve avaliar não mais que os riscos envolvidos pelos procedimentos, com o objetivo de proteger os participantes e os grupos ou comunidades às quais eles pertençam.
- Avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, grupos, organizações e comunidades envolvidas
C) O psicólogo deve garantir o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, inclusive nas situações previstas em legislação específica.
- salvo nas situações previstas em legislação específica.
Letra D
Gabarito letra D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo