No trecho: “...que lhe dá um caráter de humildade depriment...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3192887 Português

Leia o texto a seguir para responder a questão:


O sertanejo é, antes de tudo, um forte. [...] A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. [...] Entretanto, toda esta aparência de cansaço ilude. Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormidas. O homem transfigura-se. Empertigase, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto; e a cabeça firma-se-lhe, alta, sobre os ombros possantes, aclarada pelo olhar desassombrado e forte [...]. (Euclides da Cunha. Os sertões: campanha de Canudos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995, pp. 129-130. )

No trecho: “...que lhe dá um caráter de humildade deprimente. [...] Entretanto, toda esta aparência de cansaço ilude.”, a palavra "entretanto" introduz uma ideia de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação do Enunciado

A questão aborda a conjunção "entretanto" e sua função dentro do contexto da frase. O foco está em entender a relação que essa palavra estabelece entre as ideias que estão sendo apresentadas.

Norma Gramatical Aplicável

A palavra "entretanto" é uma conjunção adversativa, utilizada para introduzir uma ideia que contrasta com a anterior. Essa função é importante para criar uma oposição entre as afirmações, destacando como uma ideia se contrapõe à outra.

Alternativa Correta

A alternativa correta é a letra B - Oposição. A palavra "entretanto" indica uma oposição à ideia de que a aparência "abatida" do sertanejo é uma característica permanente. Ela sugere que, apesar dessa aparência, existe uma realidade subjacente que surpreende, mostrando que a aparência pode enganar.

Justificativa das Alternativas Incorretas

Agora, vamos analisar as demais alternativas:

  • A - Adição: Esta alternativa está incorreta, pois "entretanto" não serve para adicionar informações, mas sim para contrastar ideias.
  • C - Conclusão: Esta opção é errada, uma vez que "entretanto" não indica uma conclusão sobre as informações apresentadas, mas sim uma oposição a elas.
  • D - Explicação: A palavra "entretanto" não tem a função de explicar. Ela contrasta a ideia anterior, não a elucida.

Conclusão

Portanto, a palavra "entretanto" introduz uma ideia de oposição, tornando a alternativa B a resposta correta e justificando a escolha em relação às demais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a conjunção entretanto possui valor adversativo introduzindo em relação a oração anterior uma ideia de oposição e contraste

num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente, entretanto, toda essa aparência de cansaço ilude.

percebam que a segunda oração introduzida pela oração entretanto trás uma ideia de oposição

são outros exemplos de conjunções adversativas - mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, contudo

tentem memorizar essas conjunções galera, costumam ser muito cobradas em concursos

conjunções adversativas 

Mas, Porém, Contudo, Todavia, Entretanto, No entanto

Oposição.

Gabarito B

As conjunções coordenativas sindéticas adversativas são usadas para unir orações que se opõem, contrastam ou quebram expectativas.

Exemplos: "mas", "porém", "contudo", "entretanto", "todavia", "no entanto", "não obstante", "nada obstante", "antes" e "ainda assim".

CFOPMBA

OUTROS EXEMPLOS DE CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS :

MAS , PORÉM , TODAVIA , NO ENTANTO , SENÃO , NÃO OBESTANTE , CONTUDO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo