Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem. A...
A forma verbal “têm” (l.19) está empregada no plural para estabelecer concordância com a expressão antecedente “programas educativos” (l.17).
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A forma verbal “têm” (l.19) está empregada no plural para estabelecer concordância com a expressão antecedente “programas educativos” (l.17).
A forma verbal "têm" está ligada ao trecho "...profissional dos trabalhadores..."
Acredito que na verdade concorda somente com "trabalhadores" (no caso os que têm menor qualificação).
Bons estudos!
Você está correto ao afirmar que, de acordo com a norma gramatical, o sujeito normalmente não pode ser preposicionado. No entanto, no trecho apresentado, "dos trabalhadores" não é o sujeito da oração, e sim um complemento que faz parte do sujeito composto.
Vamos analisar a estrutura da frase:
1. **Sujeito da oração**: "os que têm menor qualificação e necessitam de mais apoio para superar a exclusão cultural."
- Nesse caso, "os que" é o pronome relativo que exerce a função de sujeito da oração subordinada. Esse pronome se refere a "trabalhadores".
2. **Complemento do sujeito**: "dos trabalhadores"
- "Dos trabalhadores" é um complemento do pronome relativo "os que". Embora preposicionado, esse termo não é o núcleo do sujeito; ele está qualificando o sujeito, especificando a quem "os que" se refere.
A expressão "dos trabalhadores" está introduzida pela preposição "de" porque funciona como um complemento que especifica quem são "os que" têm menor qualificação. O núcleo do sujeito "os que" é uma expressão que inclui os trabalhadores, e por isso a concordância verbal é feita com essa expressão.
Então, embora "dos trabalhadores" esteja preposicionado, ele não é o núcleo do sujeito. O núcleo é "os que", e é com essa expressão que o verbo "têm" concorda.
Fonte: Analise ChatGPT.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo