O encantamento do faz de conta vira teatro e deixa-se condu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1311618 Artes Cênicas
O encantamento do faz de conta vira teatro e deixa-se conduzir com um novo significado, isto é, apresentar com parceiros uma história fictícia para outros. A chave de entrada da linguagem teatral é o jogo. Tornar o aluno parceiro do jogo pede o viver estético da linguagem teatral. Para isso, é necessário proporcionar-lhe um contexto significativo em que lhe seja possível a experiência com certos elementos pedagógicos.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria e Prática do Ensino de Arte – A língua do mundo. São Paulo: FTD, 2009, p. 122, 123.
Nesse contexto, analise os itens a seguir.
I. Diferentes procedimentos de trabalho com a voz e o corpo para o fazer teatral. II. A construção e a invenção cênica em conexão com a linguagem cenográfica. III. O imaginário dramático, a fim de ressignificar poeticamente as coisas do mundo. IV. O contato com diferentes modos de fazer a linguagem cênica.
Correspondem às premissas apresentadas pelas autoras os itens:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é D - I, II, III e IV.

Tema central da questão: O item aborda as premissas da linguagem teatral conforme apresentadas pelas autoras Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque e Terezinha Telles. A questão explora como os elementos pedagógicos do teatro contribuem para o desenvolvimento estético e criativo dos alunos. Compreender o papel do teatro na educação é essencial para responder adequadamente.

Resumo teórico: O teatro na educação é utilizado para promover a expressão cultural, social e individual. Envolve a interação de habilidades como uso da voz, expressão corporal, construção cênica, e exploração do imaginário. Ademais, a linguagem teatral é um jogo, uma experiência estética que transforma o cotidiano em uma prática artística significativa.

Vamos analisar as justificativas para cada item:

  • I. Diferentes procedimentos de trabalho com a voz e o corpo para o fazer teatral: Essenciais no teatro, pois a expressão vocal e corporal são ferramentas fundamentais na representação e no desenvolvimento cênico. Este item está correto.
  • II. A construção e a invenção cênica em conexão com a linguagem cenográfica: Refere-se à criação do espaço visual do teatro, integrando elementos estéticos e técnicos. A cenografia é um veículo para enriquecer a narrativa teatral. Este item está correto.
  • III. O imaginário dramático, a fim de ressignificar poeticamente as coisas do mundo: Elemento crucial no teatro, onde a criatividade ressignifica as experiências humanas, oferecendo novas perspectivas. Este item está correto.
  • IV. O contato com diferentes modos de fazer a linguagem cênica: Encoraja a diversidade de estilos e técnicas teatrais, essencial para uma educação teatral completa e significativa. Este item está correto.

Justificativa da alternativa correta: Todas as opções (I, II, III e IV) são necessárias para o desenvolvimento completo da linguagem teatral, conforme a visão das autoras mencionadas. Elas representam uma abordagem integrada ao ensino de teatro, cobrindo aspectos técnicos, criativos e expressivos.

Estratégia de interpretação: Ao analisar questões que envolvem múltiplas afirmações, sempre verifique se cada item se alinha com o tema central ou premissas apresentadas no texto de apoio. Avalie cada declaração individualmente em relação ao conhecimento teórico que você possui.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo