O diagrama TTT a seguir mostra o efeito acelerador, nos aço...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O diagrama TTT a seguir mostra o efeito acelerador, nos aços, da adição de elementos de liga, como o molibdênio, na transformação da austenita em PERLITA mais cementita.
Qualquer erro, só comentar.
O diagrama TTT a seguir mostra o efeito desacelerador, nos aços, da adição de elementos de liga, como o molibdênio, na transformação da austenita em ferrita mais cementita.
O pouco que eu sei do Molibdênio é que ele melhora a resistência em altas temperatura (aumenta a resiliência), resistência ao desgaste e dureza pós tempera.
No diagrama TTT mostrado, a curva se deslocou para direita, ou seja, aumentou o tempo de resfriamento (aumentou a taxa de resfriamento), favoreceu a precipitação dos carbonetos presente na liga, aumentando sua resistência.
Sobre o comentário do colega Marinho, não sei se estou enganado, mas PERLITA mais cementita se refere à uma liga Hipereutetóide, coisa que o enunciado não citou o %C, logo no diagrama já tem a + Cementita = Perlita
Pode se referir, por exemplo, a uma liga 4140 ( Cr-Mo) Hipoeutetoide com constituinte Perlita + Ferrita com carbonetos precipitados de Cr, graças ao efeito do Molibdênio.
Qualquer erro só avisar!
Qualquer elemento de liga com exceção do cobalto tem efeito de retardar a transformação de austenita em perlita, aumentando a temperabilidade do aço.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo