No que se refere aos tratamentos térmicos, à influência dos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1894242 Engenharia Mecânica
No que se refere aos tratamentos térmicos, à influência dos elementos de liga e aos ensaios de materiais, julgue o item seguinte.  

O ensaio de dureza Shore consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço endurecido de certo diâmetro sobre uma superfície polida e medir a profundidade de penetração.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ensaio Shore é ensaio dinâmico, e não lento.

.

Gabarito: Errado

O ensaio descrito no enunciado é o Brinell, não Shore.

Existem diferentes escalas de dureza Shore para medir a dureza de diferentes materiais, tais como borrachas macias, plásticos rígidos e géis supermacios. Estas escalas de dureza foram criadas para que todos possam discutir estes materiais e ter um ponto de referência comum para eles.

Dureza Shore, utilizando a escala Shore A ou Shore D, é o método preferido para borrachas e elastômeros termoplásticos - e também é comumente usado para plásticos "mais macios", como poliolefinas, fluoropolímeros e vinílicos.

A escala Shore A é usada para borrachas 'mais macias' enquanto a escala Shore D é comumente usada para as mais 'duras'. Existem outras escalas de dureza Shore, tais como Shore O e Shore H, mas elas são raras dentro da indústria de plásticos e borracha. Por exemplo, a balança Shore D: 30 Shore A é muito mais macia do que 80 Shore A. Uma vez que um material chega à Shore 95 A, ele se assemelha a um plástico sobre um material flexível no que diz respeito a como ele se sente. Neste caso, as escalas Shore A e Shore D se sobreporão brevemente. Esta última refere-se a materiais rígidos enquanto a escala A se refere a borrachas dobráveis.

A dureza Shore é medida com um dispositivo conhecido como Durometro, daí o termo "Durometro Durometer". O valor de dureza é determinado pela penetração do pé-direito do Durometro na amostra a ser testada.

A resiliência das borrachas e plásticos significa que a leitura do indentação pode mudar com o tempo, de modo que o tempo de indentação é às vezes relatado junto com o número de dureza.

Os resultados obtidos de um teste de dureza Shore Durometer são uma medida útil da resistência relativa à indentação de vários graus de polímeros. Entretanto, o teste não serve bem para prever outras propriedades, tais como força ou resistência a riscos, abrasão ou desgaste e, portanto, não deve ser confiado somente nas especificações de projeto do produto.

Esse ensaio é dinâmico que produz a impressão no provete por meio de um penetrador que bate na sua superfície plana. Mede-se altura de ressalto de um pêndulo com um penetrador na ponta, quando se deixa cair de uma dada altura sobre a superfície do material a ensaiar. A altura do ressalto é medida por um ponteiro numa escala graduada ( perda de energia cinética do peso absorvida pelo corpo - energia de deformação plástica) e é tomada como a dureza do material.

O ensaio de dureza Shore é um ensaio dinâmico cuja impressão na superdície do material é causada pela queda livre de um êmbolo com uma ponta padronizada de diamante e peso conhecido. Nos ensaios de dureza dinâmica, o valor da dureza é proporcional à energia de deformação consumida para formar a marca no materíal ou corpo de prova, e representada pela altura alcançada no rebote do êmbolo por meio de um número.

Dureza Rockwell - Esse tipo de ensaio de dureza utiliza-se da profundidade da impressão causada por um penetrador sob a ação de uma carga aplicada em dois estágios (pré-carga e carga suplementar) como indicador da medida de dureza, e não há relação com a área da impressão, como no caso da dureza

Brinell. 

Ensaios do Materiais - Amauri Garcia - 2ª edição

O ensaio Brinell utiliza a carga/ área da calota. Tomem cuidado com os comentários errôneos.

A resposta é Errado.

Explicação:

O ensaio de dureza Shore não utiliza uma esfera de aço endurecido para medir a profundidade de penetração. Na verdade, ele utiliza um penetrador em forma de pirâmide (ou cone, dependendo da escala) feito de diamante ou outro material duro. O ensaio mede a altura do ressalto do penetrador após sua queda sobre a superfície do material.

Detalhes do Ensaio Shore:

  • Tipos de penetradores:
  • Pirâmide de diamante (escala A, C, D, E)
  • Cone de diamante (escala B)
  • Esfera de aço (escala D)
  • Medição: Altura do ressalto do penetrador
  • Materiais: Borracha, plástico, metais macios

Diferenças do Brinell:

  • Penetrador: esfera de aço no Brinell, pirâmide ou cone no Shore.
  • Medição: profundidade de penetração no Brinell, altura do ressalto no Shore.
  • Materiais: metais no Brinell, borracha, plástico e metais macios no Shore.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo