No que diz respeito às características dos aços e suas ligas...
O aço inoxidável duplex é amplamente utilizado na indústria petroquímica devido à sua resistência à corrosão. É assim chamado por ser constituído por fases austenítica e ferrítica.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Dentre as diversas famílias de aços inoxidáveis, uma delas vem se destacando por ser altamente resistente à corrosão e possuir resistências mecânicas muito superiores às demais. Este material é conhecido por aços inoxidáveis duplex.
Os aços inoxidáveis duplex têm substituído com grande sucesso os materiais austeníticos como 304/304L, 316/316L e superausteníticos 904L e 254SMO, oferecendo melhores propriedades corrosivas e mecânicas associadas a menores custos dada às suas menores concentrações de níquel e molibdênio. Aplicações diversas, nos mais diferentes países, comprovam tais vantagens, as quais discorremos neste breve relato.
Principais características dos aços inoxidáveis duplex
Os aços inoxidáveis duplex foram desenvolvidos na década de 1950 na fundição de corpo de bombas centrífugas. Somente após a solução de alguns problemas na Aciaria, na década de 1970, algumas siderúrgicas suecas iniciaram a produção de bobinas e chapas em escala industrial. Nos últimos 15 anos, a produção se consolidou dado os entendimentos dos usuários em relação a sua aplicação e suas características particulares em relação aos aços inoxidáveis austeníticos e ferríticos. Em termos gerais, os aços inoxidáveis duplex têm as seguintes características:
1. ótima resistência à corrosão geral;
2. ótima resistência à corrosão ao pites e por frestas;
3. alta resistência à corrosão sob tensão e corrosão sob fadiga;
4. alta resistência mecânica (maiores limites de escoamento e
de ruptura);
5. boa resistência à abrasão e à erosão devido a sua maior dureza;
6. boa resistência à fadiga;
7. alta absorção de energia;
8. baixa expansão térmica;
9. boa soldabilidade;
10.boa usinabilidade;
11.menores concentrações de níquel e molibdênio, compensadas com aumento do teor de cromo e adição de nitrogênio.
A composição química das ligas duplex geram um material com a presença homogênea de duas fases metalúrgicas (austenita e ferrita) e que dão origem ao seu nome. Esta combinação de fases (alfa e gama) é que possibilita a uma combinação particular de propriedades mecânicas e de corrosão única dos aços inoxidáveis duplex.
A afirmação sobre o aço inoxidável duplex está certa.
Explicação:
- O aço inoxidável duplex é chamado assim porque sua microestrutura é composta por duas fases distintas: austenítica e ferrítica.
- Essa combinação de fases confere ao material propriedades vantajosas, como:
- Alta resistência à corrosão: A fase ferrítica é rica em cromo, o que aumenta a resistência à corrosão em ambientes agressivos, como os encontrados na indústria petroquímica.
- Boa resistência mecânica: A fase austenítica proporciona ductilidade e resistência à tração.
- Tenacidade: A combinação das duas fases garante boa resistência ao impacto e à fadiga.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo