Com base no texto 'Administração Pública', leia as afirmativ...
Administração Pública
O principal objetivo dos indicadores é o de assistir os gestores públicos. Se possuem informações confiáveis, precisas e tempestivas, eles podem abdicar de decisões fundamentadas exclusivamente na intuição, tradição, “tino administrativo” ou opiniões pessoais. Neste contexto, os indicadores permitem integrar subjetividade e objetividade a partir de evidências empíricas, viabilizam comparações e avaliações consistentes, e, principalmente, criam condições para esclarecer e fornecer suporte às decisões.
Na gestão pública, os indicadores são instrumentos que contribuem para identificar e medir aspectos relacionados a um determinado fenômeno decorrente da ação ou da omissão do Estado. A principal finalidade de um indicador é traduzir, de forma mensurável, um aspecto da realidade dada (situação social) ou construída (ação), de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação.
A literatura aponta diversas acepções acerca de indicadores, todas guardando certa similaridade conceitual. Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009), por exemplo: “O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”.
Na visão de Rua (2004), os indicadores são medidas que expressam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização. Para o IBGE (2008), os indicadores são ferramentas constituídas de variáveis que, associadas a partir de diferentes configurações, expressam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem. Já segundo Magalhães (2004), são abstrações ou parâmetros representativos, concisos, fáceis de interpretar e de serem obtidos, usados para ilustrar as características principais de determinado objeto de análise. Em linha semelhante, o Plano Plurianual 2012-2015 concebe os indicadores como instrumentos que possibilitam a identificação e aferição de aspectos de determinada política pública e, uma vez apurado periodicamente, auxiliam o monitoramento da evolução de uma determinada realidade, gerando subsídios para a avaliação (BRASIL, 2011b).
Em suma, indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões.
Se um indicador não reflete a realidade que se deseja medir ou não é considerado nos diversos estágios da elaboração e implementação de políticas, planos e programas, pode-se constatar um desperdício de tempo e recursos públicos.
Indicadores - Orientações Básicas Aplicadas à Gestão Pública.
Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Secretaria de Orçamento Federal. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos.
Disponível em: http://bit.ly/2UcOiUn (acesso em: 06/10/2019).
I. Infere-se do texto que a principal finalidade de um indicador é traduzir, de forma mensurável, um aspecto da realidade dada (situação social) ou construída (ação), de maneira a tornar ineficaz a sua observação e avaliação. II. A ideia de que o indicador é um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado é apresentada ao leitor no texto e atribuída a Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009). III. O principal objetivo dos indicadores, como aponta o texto, é o de assistir os gestores públicos. Se possuem informações confiáveis, precisas e tempestivas, esses gestores podem abdicar de decisões fundamentadas exclusivamente na intuição ou na tradição, por exemplo.
Marque a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Análise da Questão:
A questão aborda a compreensão de um texto sobre indicadores na Administração Pública, focando na interpretação de três afirmativas. Para resolver corretamente, é essencial ler atentamente o texto e verificar cada afirmativa com base nas informações apresentadas.
Alternativa Correta: C - Apenas duas afirmativas estão corretas.
A afirmativa II é verdadeira, pois realmente o texto apresenta a ideia de que o indicador é um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado e atribui essa definição a Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009).
A afirmativa III também está correta, pois o texto menciona que o objetivo dos indicadores é auxiliar os gestores públicos a tomarem decisões informadas, evitando a dependência de intuições ou tradições.
Já a afirmativa I é falsa porque, embora o texto afirme que a finalidade de um indicador é traduzir aspectos da realidade de forma mensurável, ele não diz que isso torna ineficaz a observação e avaliação. Na verdade, a ideia é justamente o oposto: os indicadores tornam a avaliação mais eficaz e fundamentada.
Justificativa das Alternativas:
A - Nenhuma afirmativa está correta. Esta alternativa é falsa, pois duas das afirmativas (II e III) estão corretas.
B - Apenas uma afirmativa está correta. Esta alternativa também é falsa, uma vez que, como já discutido, duas afirmativas são válidas.
D - Todas as afirmativas estão corretas. Esta é incorreta, pois a afirmativa I é falsa, conforme explicado anteriormente.
Portanto, a resposta correta é a alternativa C, que afirma que apenas duas afirmativas estão corretas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ASSERIVA: C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo