A rede coletora (coletores) é uma parte constituinte de um s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q907128 Engenharia Ambiental e Sanitária
A rede coletora (coletores) é uma parte constituinte de um sistema de esgotamento sanitário. É constituída por
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda a composição da rede coletora de um sistema de esgotamento sanitário, que é essencial para garantir o transporte adequado dos efluentes líquidos provenientes de edificações até o seu tratamento ou destino final.

Resumo teórico: Em um sistema de esgotamento sanitário, a rede coletora é responsável por transportar os efluentes de modo eficiente. Os principais componentes incluem:

  • Coletor predial: Tubulação que conecta o sistema de esgoto da edificação à rede pública.
  • Ligação predial: Junção entre o coletor predial e a rede coletora.
  • Coletor de esgoto (ou coletor de rua): Tubulações principais que coletam o esgoto dos coletores prediais e o conduzem para um ponto final.
  • Coletor-tronco: Tubulação de maior diâmetro que recebe o esgoto de vários coletores menores e o transporta para o tratamento ou disposição final.
  • Interceptor: Não diretamente mencionado na alternativa correta, mas é uma tubulação que evita que águas pluviais entrem na rede de esgoto, muito utilizada em sistemas maiores.

Para uma compreensão detalhada, o manual NBR 9649 da ABNT pode fornecer diretrizes adicionais sobre sistemas de esgotamento sanitário.

Justificativa da alternativa correta (Alternativa B): A alternativa B menciona corretamente os principais elementos de uma rede coletora: coletor predial, coletor de passeio, coletor de rua, e coletor principal ou coletor-tronco. Esses componentes são típicos de um sistema de esgotamento sanitário, como descrito em normas técnicas.

Análise das alternativas incorretas:

  • A: Inclui 'interceptor', que não é diretamente parte da rede coletora comum, mas sim mais aplicável em sistemas complexos para lidar com águas pluviais.
  • C: Menciona 'estação elevatória', que não é parte da rede coletora, mas sim um equipamento para elevar o esgoto em terrenos inclinados.
  • D: Contém 'sifão invertido', que é usado para transportar esgoto sob barreiras e não faz parte do sistema básico de coletores.
  • E: Falta mencionar elementos básicos, como o coletor de rua, e inclui componentes não típicos para uma rede básica.

Estratégias de interpretação: Ao enfrentar questões similares, identifique os elementos que são essenciais e comuns em todos os sistemas e diferencie de elementos ou equipamentos específicos que são usados em circunstâncias especiais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO

LETRA B

Segundo NUVOLARI e TSUTYA, a rede coletora é o conjunto constituído por ligações prediais, coletores de esgoto e seus órgãos acessórios, onde:

Ligação Predial: Trecho do coletor predial compreendido entre o limite do terreno e o coletor de esgoto (NBR ABNT 9649:1986)

Coletor de Esgoto: Tubulação da rede coletora que recebe contribuição de esgoto em qualquer ponto ao longo de seu comprimento, sendo que:

Coletor Secundário: Tubulação da rede coletora que recebe contribuição de esgoto das ligações prediais em qualquer ponto de sua extensão. Normalmente instalados no passeio com pequeno diâmetro e extensão.

Coletor Primário: Tubulação da rede coletora que recebe contribuição de esgoto de ligações prediais e coletores secundários.

Coletor Principal: Coletor de esgoto de maior extensão dentro de uma mesma bacia.

Coletor tronco: Tubulação da rede coletora que recebe apenas contribuição de esgoto de outros coletores. Coletor de maior porte (diâmetro) dentro de uma bacia.

Órgãos Acessórios: São dispositivos construídos em pontos singulares da rede coletora, com a finalidade de permitir a inspeção e desobstrução das canalizações, além de facilitar a manutenção da pressão atmosférica nos tubos garantindo o escoamento livre (NUVOLARI, 2011).

Por eliminação, ficamos com a letra B, pois interceptores, estações elevatórias, sifões invertidos não fazem parte da rede coletora e, sim, do sistema de esgotamento sanitário como um todo.

Não há um alinhamento entre a s bibliografias de Von Sperling e TSUTYA referentes ao sistema convencional das redes coletoras de esgoto, sendo que há nomes diferenciados das partes constitutivas e o Interceptor do Von Sperling (coletor principal para TSUYTA) tem o diâmetro maior que o coletor- tronco pela razão de maiores vazões recebidas.

Já peguei edital com essas duas fontes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo