Considerando a classificação da corrosão quanto aos seus mec...
A corrosão é grande causadora de deterioração dos equipamentos das indústrias de petróleo e petroquímica; dentre os processos de corrosão, está a corrosão eletroquímica, na qual pilhas de ação local podem ser formadas em um mesmo metal, por conta de heterogeneidades relacionadas, por exemplo, à composição química, tensões internas ou acabamento superficial.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não sabia que é possível formar pilhas galvânicas no mesmo metal, pra mim teria que ser materiais diferentes!
A corrosão eletroquímica envolve reações de oxirredução. Este tipo de reação acontece com a transferência de elétrons e esta transferência pode ocorrer espontaneamente ou não. No caso da corrosão eletroquímica, as reações de oxirredução são todas espontâneas.
A corrosão eletroquímica acontece através da formação de pilha. Numa pilha de corrosão, precisa acontecer reação de oxidação e de redução juntas. Quatro elementos fundamentais precisam existir, para que as reações supracitadas aconteçam:
- Área anódica; onde ocorrem as reações de oxidação;
- Área catódica; onde ocorrem as reações de redução;
- Eletrólito; solução condutora de elétrons que cobre as áreas anódicas e catódicas ao mesmo tempo;
- Ligação elétrica entre as áreas anódicas e catódicas.
As pilhas podem ocorrer em um mesmo metal. Temos como exemplo a sensitização dos aços inoxidáveis onde, como há a formação de carbonetos de cromo nos contornos de grão, há uma diferença da quantidade de cromo entre o contorno e o meio de grão. Assim, se forma uma pilha galvânica entre ambos locais, provocando a corrosão.
Tensão interna? Alguém explica?
Corrosão sob tensão: uma região que desenvolve tensão também desenvolve deformação e fica com maior nível de energia interna. Em contato com o eletrólito, a região sob tensão, mais reativa, torna-se o ânodo, enquanto as regiões sob menor tensão se comportam como cátodo. Este é o caso de coroas metálicas brunidas em excesso pelo clínico para melhorar sua adaptação marginal.
Explicação do trecho "tensões internas".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo