De acordo com a Norma 13.969/1997 da ABNT (Tanques sépticos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q907132 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a Norma 13.969/1997 da ABNT (Tanques sépticos – Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação), é correta a seguinte definição:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão referente à definição correta de acordo com a Norma 13.969/1997 da ABNT. A alternativa correta é a Alternativa A.

Tema Central: A questão aborda definições específicas dentro do contexto de sistemas de tratamento de esgotos e efluentes líquidos segundo normas técnicas. É fundamental entender essas definições para o planejamento e operação de sistemas de saneamento, um conhecimento relevante para engenheiros ambientais e sanitários.

Resumo Teórico: A Norma 13.969/1997 da ABNT trata de tanques sépticos e outros elementos de sistemas de tratamento de efluentes. Um sistema local de tratamento de esgotos é projetado para locais onde as distâncias são curtas, reduzindo a necessidade de infraestruturas extensas como redes coletoras. Este tipo de sistema é especialmente útil em áreas rurais ou locais isolados.

Justificativa da Alternativa Correta (A): A alternativa A descreve corretamente o conceito de sistema local de tratamento de esgotos como um sistema onde as distâncias entre as fontes geradoras, o tratamento e a disposição final são curtas, dispensando uma infraestrutura extensa. Esta definição está de acordo com as diretrizes da norma mencionada.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa B: Esta opção está incorreta porque o reuso local de esgoto tratado não inclui o uso para consumo humano, que requer tratamento muito mais rigoroso e seguro. A norma não permite tal prática devido aos riscos à saúde.

Alternativa C: A definição de poço absorvente está errada porque este dispositivo destina-se à infiltração do esgoto no solo, mas não no nível superficial. Ele deve estar abaixo da superfície para evitar a contaminação e para promover a depuração através do solo.

Alternativa D: A descrição da porosidade do meio filtrante está conceitualmente equivocada. A porosidade é a relação entre o volume de vazios e o volume total do material, mas a fórmula apresentada está errada. A expressão correta é n = Vv/Vt, onde Vv é o volume de vazios e Vt é o volume total.

Alternativa E: Embora a descrição sobre lagoas com plantas aquáticas esteja correta na parte do uso de plantas e micro-organismos, a definição não se encaixa na norma específica de tanques sépticos, o que a torna irrelevante para a questão proposta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sistema local de tratamento de esgotos: Sistema de saneamento onde as distâncias entre as fontes geradoras de esgotos, seu tratamento e disposição final são próximas entre si, não necessitando normalmente de rede coletora extensa, coletor-tronco, poços de visita, emissários, elevatórias etc.

Poço absorvente; sumidouro: Poço escavado no solo, destinado à depuração e disposição final do esgoto no nível subsuperficial.

Reuso local de esgoto tratado: Utilização local do esgoto tratado para diversas finalidades, exceto para o consumo humano.

Porosidade do meio filtrante, n: Relação entre o volume total de vazios e o volume total de um meio filtrante, expressa pela relação n = 100 (Vv /Vt).

Lagoa com plantas aquáticas: Tratamento onde o esgoto é mantido em um tanque raso com plantas aquáticas flutuantes, cuja remoção de poluentes se dá através de plantas e microrganismos fixos nas raízes das mesmas.

A - Sistema local de tratamento de esgotos: Sistema de saneamento em que as distâncias entre as fontes geradoras de esgotos, seu tratamento e disposição final são próximas entre si, não necessitando normalmente de rede coletora extensa, coletor-tronco, poços de visita, emissários, elevatórias etc.

B - Reuso local de esgoto tratado: Utilização local do esgoto tratado para diversas finalidades, inclusive (exceto) para o consumo humano.

C - Poço absorvente; sumidouro: Poço escavado no solo, destinado à depuração e disposição final do esgoto no nível superficial (subsuperficial) .

D - Porosidade do meio filtrante (n): Relação entre o volume total de um meio filtrante (vazios) e o volume total de vazios (sólidos), expressa pela relação n = 100 (Vt/Vv).

E - Lagoas com plantas aquáticas: Tratamento no qual o esgoto é mantido em um tanque fundo (raso) com plantas aquáticas flutuantes, cuja remoção de poluentes se dá através de plantas e micro-organismos fixos nas raízes destas.

"Esforça-te, e tem bom ânimo..."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo