[Questão inédita] Segundo o texto,  

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2470854 Português
Pobre Brasil

(Fábio Caldeira, 05/01/2024, com adaptações)


Se você não chegou recentemente de outra galáxia, indubitavelmente percebe uma divisão do país no ambiente político. Mesmo não acompanhando com profundidade a política do dia a dia, por falta de tempo ou simplesmente por não gostar da temática, os efeitos da polarização estão em nosso entorno, seja no ambiente familiar ou profissional, sendo mais perceptíveis a partir das eleições de 2018, vencidas por Bolsonaro.

Dissecando mais acerca dessa divisão, foi lançado recentemente um excelente livro intitulado Biografia do Abismo, dos autores Felipe Nunes e Thomas Traumann. O livro desnuda a atual conjuntura fortemente polarizada do país com relevantes pesquisas. Apresentam dados que atestam a calcificação da sociedade brasileira, para propor a substituição do conceito de polarização partidária pelo de calcificação.

Segundo eles, as opiniões políticas passaram por um processo de engessamento e se transformaram em parte da identidade de cada eleitor. Afirmam os autores: “O embate dos brasileiros após a disputa de 2022 retrata uma cisão maior. As preferências por Lula e Bolsonaro não refletiram apenas um modelo político, mas também uma estrutura de pensamento. Lulistas e bolsonaristas acreditam em um país tão diferente do que o outro defende que é como se vivessem em sociedades opostas”.

As consequências negativas são de curto, médio e longo prazo, tanto em relação à qualidade das leis aprovadas nos parlamentos como na formulação de políticas públicas pelos governos. Sem contar, por suposto, na fragmentação nas relações familiares e sociais.

Interessante destacar que a forte polarização no Congresso é “esquecida” quando questionáveis matérias de exclusivo interesse partidário ou corporativo (e não público) são votadas. Como exemplo, a recente união entre bolsonaristas e lulistas para aprovação do exagerado fundo eleitoral de R$ 5 bilhões para as eleições deste ano.

O livro conclui dispondo de saídas para este nefasto processo de calcificação. Nada simples e nem de curtíssimo prazo, mas indispensável ação nesse sentido dos dois líderes Lula e Bolsonaro, parlamentares, empresários, grande mídia e da sociedade civil organizada. Não apenas na retórica, mas em ações!
[Questão inédita] Segundo o texto,  
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. D

Polarização

[Política] Divisão da sociedade em dois polos, entre dois únicos grupos, cujas convicções não dialogam entre si, ou seja, estes dois grupos não estão dispostos ou abertos ao diálogo.

Concordo com tudo.

O livro “Biografia do Abismo”, escrito por Felipe Nunes e Thomas Traumann, explora as causas e consequências da polarização política no Brasil e no mundo. Baseado em pesquisas de comportamento e opinião, os autores argumentam que as opiniões políticas se tornaram parte da identidade de cada eleitor, levando a uma calcificação da sociedade brasileira. Essa divisão não apenas afeta a qualidade das leis e políticas públicas, mas também fragmenta relações familiares e sociais. Curiosamente, no Congresso, a polarização muitas vezes é esquecida quando questões partidárias ou corporativas estão em jogo. O livro propõe saídas para esse processo de calcificação, embora não sejam simples nem de curto prazo. .

Quanto à questão inédita, a alternativa correta é a D. A polarização não impede a união de políticos contrários em ocasiões específicas. .

Resumindo, os políticos se juntam apenas para terem interesses em comum, mas não em interesse da população.

Interessante destacar que a forte polarização no Congresso é “esquecida” quando questionáveis matérias de exclusivo interesse partidário ou corporativo (e não público) são votadas. Como exemplo, a recente união entre bolsonaristas e lulistas para aprovação do exagerado fundo eleitoral de R$ 5 bilhões para as eleições deste ano

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo