Bahia não consegue bater metas de 2015 para a e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q831541 Português

Bahia não consegue bater metas de 2015 para a educação

Publicado em 05 de abril de 2017

Se a Educação na Bahia fosse uma aluna, ela estaria reprovada. E isso não é exclusividade de uma rede ou de outra — mas de todas. Por aqui, ainda não alcançamos as metas do movimento Todos Pela Educação (TPE), fundado em 2006, para garantir educação de qualidade no país a todas as crianças e jovens até 2022.

No relatório bienal divulgado hoje, o estado fica aquém dos resultados desejados nas duas metas avaliadas — a Meta 1, que prevê que toda criança e jovem de 4 a 17 anos esteja na escola; e a Meta 4, que define que todo jovem de 19 anos deve ter concluído o Ensino Médio. A metodologia analisa os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2015. A Bahia está abaixo da média brasileira em todos os indicadores, mas a situação do país é também crítica: o Brasil não atingiu nenhuma meta.

(Disponível em: <http://www.correio24horas.com.br/detalhe/bahia/noticia/bahia-naoconsegue-bater-metas-de-2015-para-a-educacao/?cHash=bf1fd6846d6b296212193e-f947070baa>. Acesso em: 17 abr. 2017. Adaptado).


A característica determinante para enquadrar esse texto no gênero textual “notícia” é o fato de ele

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão de interpretação de texto sobre o gênero textual "notícia".

Tema da Questão: A questão aborda a identificação de características que definem um texto como uma notícia. A habilidade testada aqui é a interpretação de texto, focando no reconhecimento de elementos típicos de um gênero textual.

Análise da Alternativa Correta:

C - Relatar uma informação de grande relevância para a sociedade e para o público leitor.

Essa é a alternativa correta porque uma das principais características de uma notícia é justamente informar sobre algo de importância para o público. No trecho fornecido, o texto aborda o desempenho da educação na Bahia, comparando-o com metas nacionais, o que é de extrema relevância tanto para a sociedade quanto para os leitores. A notícia é um gênero textual que tem o objetivo de transmitir informações que tenham impacto social, mantendo um tom objetivo e claro.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Incluir teor sensacionalista para estimular a adesão do leitor às ideias veiculadas.

Esta alternativa está incorreta porque o sensacionalismo não é uma característica da notícia. Notícias são objetivas e evitam exageros desnecessários para manter a credibilidade.

B - Apresentar marcas de subjetividade na oração que introduz o primeiro parágrafo.

Esta alternativa está incorreta porque a subjetividade não é típica de notícias, que devem ser isentas e objetivas. O texto pode conter uma metáfora inicial ("Se a Educação na Bahia fosse uma aluna, ela estaria reprovada"), mas isso não indica subjetividade no sentido de opinião pessoal.

D - Mencionar um importante meio de mapeamento demográfico e socioeconômico.

Embora a notícia mencione a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), isso não é a característica determinante que classifica o texto como uma notícia, mas sim uma fonte de dados utilizada na reportagem.

E - Associar conjunturas educacionais de âmbito estadual e nacional na oração final do último parágrafo.

Embora a notícia faça associações entre o desempenho estadual e nacional, isso é um detalhe na análise do desempenho educacional, não a característica central que define o gênero textual de notícia.

Espero que esta explicação tenha esclarecido como identificar as características de uma notícia. Continuar praticando ajudará a reconhecer esses elementos com mais facilidade em futuros exames.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

 

As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:

Texto de cunho informativo

Textos descritivos e/ou narrativos

Textos relativamente curtos

Veiculado nos meios de comunicação

Linguagem formal, clara e objetiva

Textos com títulos (principal e auxiliar)

Textos em terceira pessoa (impessoais)

Discurso indireto

Fatos reais, atuais e cotidianos

GABARITO C

 

O Objeitvo da notícia é informar de forma clara um acontecimento sem dar Opinião.  (*opinião = subjetividade)

 

Ex: O Brasil se classificou para a copa do mundo de futebol que ocorrerá na Rússia. (ok)

Exemplo do que não é notícia:  O Brasil se classificou para copa, embora não tenha gostado dos jogadores convocados.

                                                                                            (marca de subjetividade: opinião do autor)

Gabarito C.

Relatar uma informação de grande importância para o público-leitor - Se enquadra no gênero notícia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo