Pinhas de pinheiro do Paraná, Araucaria angustifolia, foram...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q601536 Biologia
Pinhas de pinheiro do Paraná, Araucaria angustifolia, foram coletadas e cerca de 300 g de pinhões sadios, de tamanho uniforme, foram armazenados em câmaras nas temperaturas de 2, 10, 20, 30, 40 e 50 °C, e com umidade relativa controlada. O experimento consistiu na avaliação periódica das taxas respiratórias dessas sementes. Um dos objetivos do experimento era o de verificar a temperatura ideal para armazenamento, evitando-se que, nessa temperatura, haja germinação da semente. O resultado desse experimento encontra-se representado no gráfico a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Considerando que a taxa respiratória é um processo mediado por enzimas, as condições ideais para armazenamento dessas sementes encontra-se, em º C, em valores


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Entre 20 ou 50 para não respirar de mais ou de menos. Resposta mal formulada novamente.

Resposta: alternativa d

 

Para armazenar as sementes é importante diminuir o metabolismo (respiração) delas ao máximo sem deixá-las congelar (entre outras coisas) para mantê-las viáveis e não germinar. Logo, a resposta é a alternativa d, em que a respiração da semente é a menor.

Considerando que a taxa respiratória é um processo mediado por enzimas e que as enzimas em ativação indicam reinício do crescimento do embrião, podemos concluir que é preciso uma baixa temperatura possível (sem congelar) para armazenamento das sementes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo