[Questão inédita] Segundo a obra, _____________ novas interp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2470868 Português
Pobre Brasil

(Fábio Caldeira, 05/01/2024, com adaptações)


Se você não chegou recentemente de outra galáxia, indubitavelmente percebe uma divisão do país no ambiente político. Mesmo não acompanhando com profundidade a política do dia a dia, por falta de tempo ou simplesmente por não gostar da temática, os efeitos da polarização estão em nosso entorno, seja no ambiente familiar ou profissional, sendo mais perceptíveis a partir das eleições de 2018, vencidas por Bolsonaro.

Dissecando mais acerca dessa divisão, foi lançado recentemente um excelente livro intitulado Biografia do Abismo, dos autores Felipe Nunes e Thomas Traumann. O livro desnuda a atual conjuntura fortemente polarizada do país com relevantes pesquisas. Apresentam dados que atestam a calcificação da sociedade brasileira, para propor a substituição do conceito de polarização partidária pelo de calcificação.

Segundo eles, as opiniões políticas passaram por um processo de engessamento e se transformaram em parte da identidade de cada eleitor. Afirmam os autores: “O embate dos brasileiros após a disputa de 2022 retrata uma cisão maior. As preferências por Lula e Bolsonaro não refletiram apenas um modelo político, mas também uma estrutura de pensamento. Lulistas e bolsonaristas acreditam em um país tão diferente do que o outro defende que é como se vivessem em sociedades opostas”.

As consequências negativas são de curto, médio e longo prazo, tanto em relação à qualidade das leis aprovadas nos parlamentos como na formulação de políticas públicas pelos governos. Sem contar, por suposto, na fragmentação nas relações familiares e sociais.

Interessante destacar que a forte polarização no Congresso é “esquecida” quando questionáveis matérias de exclusivo interesse partidário ou corporativo (e não público) são votadas. Como exemplo, a recente união entre bolsonaristas e lulistas para aprovação do exagerado fundo eleitoral de R$ 5 bilhões para as eleições deste ano.

O livro conclui dispondo de saídas para este nefasto processo de calcificação. Nada simples e nem de curtíssimo prazo, mas indispensável ação nesse sentido dos dois líderes Lula e Bolsonaro, parlamentares, empresários, grande mídia e da sociedade civil organizada. Não apenas na retórica, mas em ações!
[Questão inédita] Segundo a obra, _____________ novas interpretações para a polarização. __________ durante o texto os protagonistas Lula e Bolsonaro, ligando-os ______ calcificação.

Assinale a alternativa que complete os espaços com correção.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Segundo a obra, houve novas interpretações para a polarização. Citam-se durante o texto os protagonistas Lula e Bolsonaro, ligando-os à calcificação.

  • Haver no sentido de existir é impessoal. Logo, HOUVE novas interpretações.
  • O sujeito está no plural. O verbo concorda com sujeito, logo CITAM-SE.
  • Quem liga, liga a alguma coisa. A+ A: crase. Ligando-os À calcificação.

Segundo a obra, __Existem / houve__ novas interpretações para a polarização.

Citam-se [porque (porque junto, resposta/explicação) são dois citados] durante o texto os protagonistas Lula e Bolsonaro,

ligando-os _[quem liga, liga algo a alguma coisa, palavra feminina depois] à__ calcificação.

Pior do que amanhã, melhor do que ontem!

uma dica muito boa: VTD é apassivador do sujeito, VTI é indeterminador (só lembrar que i = i). quem cita, cita algo, logo, é apassivador; como o sujeito está no plural, o verbo também vai

  • I...haver no sentido de existir é invariável , portanto fica HOUVE ,
  • 

Crase(á) quem Liga, liga a ao alguma coisa, nessa dica já elimina 3 alternativas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo