Em relação à soldagem de aços-carbono e de aços inoxidáveis,...
Na soldagem por arco submerso de aços, um aspecto fundamental da interação entre o fluxo e o metal fundido é a basicidade do fluxo, pois os fluxos básicos propiciam melhor estabilidade operacional e destacabilidade da escória.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo Modenesi:
Na soldagem de aços e de outras ligas, um aspecto fundamental da interação entre o fluxo e o metal fundido é a basicidade do fluxo. Esta pode ser indicada pelo seu índice de basicidade (B).
Um fluxo é considerado ácido quando B é inferior a 1,0; neutro para B entre 1,0 e 1,5 e básico para B superior a 1,5. De uma maneira geral, fluxos básicos garantem menores teores de oxigênio e enxofre na solda e, assim, melhores propriedades mecânicas e maior resistência à fissuração durante a solidificação pela presença de enxofre. Em contrapartida, estes fluxos tendem a causar pior estabilidade operacional e destacabilidade da escória.
Errado.
Na soldagem por arco submerso, fluxos ácidos (e não básicos) são mais comuns quando se trabalha com aços-carbono, pois eles ajudam a promover uma melhor fusão e estabilidade do arco. Já fluxos básicos são frequentemente usados em soldagem de aços inoxidáveis para ajudar na remoção de impurezas e melhorar a qualidade da solda, como a destacabilidade da escória.
Portanto, a afirmação de que fluxos básicos são usados para a soldagem de aços-carbono em arco submerso está equivocada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo