Em um Programa de Educação em Saúde sobre doença sexualment...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tem como principal via de transmissão o contato sexual, seguido pela transmissão vertical para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Também pode ser transmitida por transfusão sanguínea.
Fonte: Sífilis: Estratégias para Diagnóstico no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, página 9
Complementando o comentário do colega: corrigindo as demais alternativas:
a) quando um teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de apresentar um falso resultado negativo.
Janela imunológica : intervalo de tempo decorrido entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV produzidos pelo sistema de defesa do organismo.
Se um teste para detecção de anticorpos anti-HIV é realizado durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de gerar um resultado não reagente.
b) Art. 1º Para a prevenção da contaminação pelo HIV, por intermédio do aleitamento materno, deverão ser considerados as seguintes medidas:
II - as mulheres infectadas pelo HIV não devem amamentar seus próprios filhos, nem doar leite.
c) Não há vacina para hepatite C
e) a infecção por gonorreia causa a oftalmia neonatal, sendo necessária a aplicação de uma gota de colírio próprio em cada olho do bebê ao nascer.
A Oftalmia neonatal é uma conjuntivite que afeta crianças menores de 28 dias de nascimento. As mais importantes são as causadas por Chlamydia trachomatis (pode levar a otite e a pneumonia) e Neisseria gonorrhoeae (pode levar à cegueira além de quadro sistêmico). A prevenção da oftalmia neonatal gonocócica é feita com uma gota da solução nitrato de prata a 1%.
FONTES: (a) http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/links-de-interesse/286-aids/9047-quanto-tempo-depois-de-se-passar-por-uma-situacao-de-risco-de-se-infectar-pelo-virus-hiv-deve-se-fazer-o-exame-para-ter-um-resultado-confiavel-janela-imunologica
(b) PORTARIA Nº 2.415, DE 12 DE DEZEMBRO DE 1996
(e) http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/assistenciafarmaceutica/clin-alert0301.pdf
a sífilis é transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.
Sífilis
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo