Logo no início do texto, o autor afirma que há algo que “co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622176 Português
Considere a seguinte reflexão, extraída de um dos livros do escritor francês Marcel Proust, para responder à questão.


“O amor - e, por conseguinte, o temor - da multidão constitui um dos mais poderosos móveis entre todos os homens, quer procurem agradar aos outros ou espantá-los, ou então mostrar-lhes que os desprezam. No solitário, a reclusão, ainda que absoluta e até o fim da vida, tem muitas vezes por princípio um amor desregrado da multidão e tanto mais forte do que qualquer outro sentimento, que ele, não podendo obter, quando sai, a admiração da porteira, dos transeuntes, do cocheiro ali estacionado, prefere jamais ser visto e renunciar por isso a toda e qualquer atividade que obrigue a sair para a rua”.
Logo no início do texto, o autor afirma que há algo que “constitui um dos mais poderosos móveis entre todos os homens”. Em relação à palavra “móveis”, nesse contexto, pode-se afirmar que traz o sentido de:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab : A

“O amor - e, por conseguinte, o temor - da multidão constitui um dos mais poderosos móveis entre todos os homens

Móveis no contexto tem o mesmo significado de FORÇA MOTRIZ, algo forte de intensa relevância.

Deve-se levar em consideração o contexto para responder à questões de sinonímia e significação das palavras.

No contexto, “móveis” significa mobilizar, movimentar, produzir movimento, que "o amor e o temor dos homens constituem" a força que impulsiona, que faz mover ou ocasiona movimento (força motriz).

Gabarito: A

Chutei indo por eliminação das alternativas que diziam coisas físicas. Deus tem que me olhar muito quando aparece essas questões mais filosóficas, literárias, etc.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo