Sobre as infecções da coluna vertebral, assinale a alternati...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2401360 Medicina
Sobre as infecções da coluna vertebral, assinale a alternativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

Vamos entender melhor a questão e a justificativa das alternativas, começando pelo tema central: infecções da coluna vertebral. Este é um tópico essencial em Ortopedia e Traumatologia, abrangendo processos infecciosos que podem afetar tanto crianças quanto adultos, com diferenças importantes na fisiopatologia e apresentação clínica.

Alternativa A: Nas crianças, o disco vertebral pode ser primariamente infectado via vasos sanguíneos que cruzam o platô e ligam as vértebras ao núcleo; já nos adultos, o disco é avascular e secundariamente infectado a partir de foco primário no corpo vertebral.

Explicação: Esta afirmação está correta porque reflete com exatidão as diferenças na vascularização do disco intervertebral entre crianças e adultos. Nas crianças, ainda existe uma vascularização direta do disco, tornando-o suscetível a infecções primárias. Nos adultos, no entanto, o disco é avascular e as infecções são secundárias, originando-se geralmente de um foco infeccioso no corpo vertebral.

Alternativa B: Representam mais de 20% das infecções ortopédicas.

Explicação: Esta alternativa está incorreta. As infecções da coluna vertebral não representam uma porcentagem tão alta das infecções ortopédicas. Elas são relativamente menos comuns quando comparadas a outras infecções ortopédicas, como as infecções de tecidos moles e osteomielites de ossos longos.

Alternativa C: A tuberculose vertebral (mal de Pott) é uma infecção indolente, com predileção pela coluna cervical e atinge cerca de 10 a 15% dos pacientes com tuberculose (TB).

Explicação: Esta alternativa também está incorreta. A tuberculose vertebral, ou mal de Pott, é uma infecção indolente, mas ela tem predileção pela coluna torácica e lombar, não pela coluna cervical. Além disso, afeta uma menor porcentagem dos pacientes com tuberculose ativa.

Alternativa D: A tomografia computadorizada sem contraste é o exame preferencial para diagnosticar todas as formas de infecção vertebral; sua sensibilidade e especificidade superam 95%.

Explicação: Esta alternativa está incorreta porque a tomografia computadorizada (TC) sem contraste não é o exame preferencial para diagnosticar infecções vertebrais. Embora a TC possa ser útil, a ressonância magnética (RM) é geralmente o exame de escolha devido à sua maior sensibilidade e especificidade na detecção de alterações de tecidos moles e ósseos, especialmente em infecções.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda as particularidades das infecções da coluna vertebral em relação à idade do paciente e à vascularização dos discos intervertebrais. A resposta correta é a alternativa A, que destaca uma diferença fundamental entre crianças e adultos na fisiopatologia da infecção discal. Nas crianças, o disco intervertebral ainda é vascularizado e, por isso, pode ser primariamente infectado por via hematogênica, com bactérias alcançando o núcleo pulposo através dos vasos que cruzam o platô vertebral, que é a parte superior e inferior do corpo vertebral onde o disco se assenta. Nos adultos, por outro lado, o disco intervertebral perde sua vascularização e, portanto, não pode ser o sítio primário de uma infecção. Em adultos, a infecção geralmente começa no corpo vertebral e se espalha secundariamente para o disco. As alternativas B, C e D contêm informações incorretas: as infecções vertebrais não representam mais de 20% das infecções ortopédicas; a tuberculose vertebral tem maior predileção pela coluna torácica e lombar, e não atinge tal percentual de pacientes com TB globalmente; e a ressonância magnética, não a tomografia computadorizada, é o exame de escolha para o diagnóstico de infecções vertebrais devido à sua maior sensibilidade e especificidade na detecção de processos infecciosos em tecidos moles, incluindo a medula espinhal e estruturas adjacentes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo