Para qual infecção oportunista, associada à Síndrome de Imu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2251272 Enfermagem
Para qual infecção oportunista, associada à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, deve haver tratamento profilático?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - Infecção por Toxoplasma gondii. Vamos explorar o porquê e entender melhor as alternativas.

Tema da Questão: A questão aborda infecções oportunistas em pacientes com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e a importância do tratamento profilático para prevenir tais infecções. Pacientes com AIDS apresentam um sistema imunológico comprometido, tornando-os suscetíveis a infecções que, em pessoas com imunidade normal, não causariam doenças significativas.

Justificativa da Alternativa Correta (D - Infecção por Toxoplasma gondii): A toxoplasmose é uma infecção oportunista comum em indivíduos com AIDS. O patógeno Toxoplasma gondii pode causar sérios problemas de saúde, incluindo encefalite, quando o sistema imunológico está enfraquecido. Por isso, é recomendado tratamento profilático para prevenir a reativação da infecção em pacientes soropositivos para HIV que tenham baixa contagem de CD4.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Herpes Genital: Embora infecções herpéticas sejam comuns em indivíduos com HIV, o tratamento profilático não é a prática padrão. A abordagem usual é o tratamento das manifestações clínicas durante os surtos.

B - Hepatite: Apesar da hepatite ser uma preocupação em pacientes com HIV, a profilaxia não é rotineiramente administrada para hepatites A, B ou C. Foca-se na prevenção através de vacinação (para hepatite A e B) e no tratamento da infecção ativa.

C - Sífilis: A sífilis é tratada com antibióticos quando diagnosticada. Não se faz profilaxia em pessoas não infectadas, mas sim o tratamento de casos confirmados, além de rastreamento e educação para prevenção.

E - Sífilis e Tétano: Como mencionado, a sífilis é tratada quando diagnosticada. O tétano, por sua vez, é prevenido principalmente pela vacinação e não através de profilaxia em relação à infecção oportunista em indivíduos com AIDS.

Em resumo, para pacientes com AIDS, a profilaxia contra a reativação da infecção por Toxoplasma gondii é fundamental, especialmente para aqueles com contagem baixa de células CD4, para evitar complicações graves.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para essa pergunta é a alternativa D - Infecção por Toxoplasma gondii. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença que enfraquece o sistema imunológico, tornando o corpo vulnerável a uma variedade de infecções oportunistas. Toxoplasma gondii é um parasita que causará uma infecção chamada toxoplasmose. Em indivíduos com um sistema imunológico saudável, essa infecção pode não causar sintomas graves. No entanto, para aqueles com AIDS, pode causar complicações graves, como encefalite, dificuldades de coordenação e até mesmo problemas de visão. Portanto, o tratamento profilático é necessário para prevenir essa infecção em indivíduos com AIDS. As outras opções (Herpes Genital, Hepatite, Sífilis, Sífilis e tétano) também podem causar complicações em pessoas com AIDS, mas não são normalmente prevenidas com profilaxia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo