Uma perspectiva atualizada sobre ensino de arte abarca, por ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-RS Prova: FUNDATEC - 2023 - IF-RS - Professor - Artes |
Q2355331 Educação Artística
Uma perspectiva atualizada sobre ensino de arte abarca, por exemplo, os estudos de Richter (2003), que defende a importância da multiculturalidade e a estética do cotidiano na prática de ensino em artes visuais. Acerca do estudo da autora sobre a interculturalidade em sala de aula, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A estética feminina do cotidiano pode ser uma proposta a ser desenvolvida nas aulas de artes visuais. Nesse processo, podem estar presentes os fazeres manuais desenvolvidos pelas mães dos alunos, como o tear, o origami, o crochê, o bordado, a pintura em tecido e as ervas medicinais. Tais práticas podem ser associadas com obras contemporâneas que apresentam aproximações estéticas.
( ) Não se pode associar as práticas manuais das mães dos alunos com obras de artistas, porque tais familiares, quando produzem uma imagem, não o fazem pensando em arte, mas como uma maneira de se expressar, de criar um objeto decorativo ou utilitário. Essa ação não configura seus produtos como arte, visto que, para ser profissional da área, é necessária uma trajetória que inclui formação, estudos, reflexões, desenvolvimento de uma poética da linguagem e estabelecimento de referências estéticas e conceituais.
( ) A ideia de trabalhar com a estética do cotidiano no ensino das artes visuais volta-se para o exercício de encontrar padrões de beleza no dia a dia, levando tais imagens para a sala de aula para fins de apreciação e cópia.
( ) Nas práticas manuais das mães dos alunos selecionadas para o estudo, existe um “fazer especial”, ou seja, uma atividade que expressa uma intenção estética e que busca embelezar a realidade, tornando-a especial. Nessa perspectiva, ao se levar bordados para a sala de aula, não se intenciona ensinar a técnica, mas incentivar o despertar para o sentido decorativo dos objetos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas