Em um laboratório de Bacteriologia, o processamento de espé...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q568559 Biomedicina - Análises Clínicas
Em um laboratório de Bacteriologia, o processamento de espécimes clínicos inclui detecção de bactérias por coloração e cultura, por ensaios imunológicos para detecção de antígenos e pelo uso de técnicas moleculares para identificação de seqüências específicas dos ácidos nucléicos. A coleta e o transporte do espécime clínico devem seguir alguns critérios, visto que estão diretamente relacionados com o sucesso no isolamento e na identificação do patógeno. Sobre a coleta e o transporte de tais espécimes, analise as afirmativas abaixo.

I. Amostras de líquido cefalorraquidiano, utilizadas como espécime clínico de escolha para identificação de agentes causadores de infecções de sistema nervoso central, devem ser coletadas em tubos secos estéreis e encaminhadas diretamente ao laboratório. Em alguns casos, pode-se manter a amostra sob refrigeração por, no máximo 30 minutos, antes do processamento de isolamento laboratorial.

II. Para diagnóstico laboratorial das infecções intestinais, as fezes podem ser mantidas em temperatura ambiente por até 24 horas, desde que tenham sido coletadas em meios de transporte, tais como o meio de Cary-Blair.

III. Amostras de hemocultura devem ser coletadas diretamente em garrafas específicas para cultura de sangue e podem ser mantidas por até 2 horas, sob refrigeração, antes do processamento inicial de isolamento do agente etiológico.

Assinale: 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nunca refrigerar hemocultura e líquor quando este for destinado à cultura.

As amostras de LCR,somente para as analises hematológicas que poderão ser Resfriadas.

Para hemocultura não refrigerar amostras,a refrigeração pode interferir em organismos fastidiosos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo