O diagrama acima representa um circuito mono...
O diagrama acima representa um circuito monofásico CA, alimentado por uma fonte de tensão senoidal Vs com frequência de 60 Hz em série com uma impedância indutiva Zl , alimentando uma carga também indutiva representada por Zc , cuja tensão é igual a Vp. O circuito opera em regime permanente e nele circula uma corrente I. Em um determinado instante, a chave ch é fechada, quando uma impedância Z é colocada em paralelo com a impedância de carga Zc .
Quando o regime permanente é atingido novamente, verifica-se
que a (o)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A
Fazendo o diagrama fasorial é possível perceber que quanto mais capacitiva for a carga, maior será o valor de Vp.
Me confundi com a letra E, mas a carga consome (carga indutiva) ao invés de fornecer (carga capacitiva).
@Gabriel Fernandino. Amigo, você poderia me mostrar como fez essa análise por diagrama fasorial por favor? Não estou conseguindo entender.
O módulo do número complexo é a raiz da soma dos quadrados, como se fosse um triângulo, certo? Logo, vc faz um triângulo retângulo. Um cateto vai ser a tensão de saída, o outro a queda de tensão e a hipotenusa será a tensão de entrada. Dá uma olhada no diagrama fasorial da máquina síncrona. É exatamente aquilo. No caso da máquina síncrona, quanto mais capacitivo, maior a tensão de saída e quanto mais indutivo, menor a tensão de saída.
Se Zc é indutiva, ao colocar uma carga capacitiva em paralelo reduz o fator de potência do sistema. Isso faz com que a queda de tensão diminua, tendo como consequência um Vp mais próximo de Vs
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo