A gestão de documentos arquivísticos é um procedimento fund...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa C. Vamos entender por quê e analisar as outras alternativas.
Alternativa C: "Para os Arquivos Intermediários que são instalados em depósitos centralizados, o ideal é o uso de caixas para o armazenamento de documentos."
Essa afirmação está correta. Os arquivos intermediários são aqueles que já não são mais usados frequentemente para consultas administrativas, mas ainda não podem ser eliminados. Eles são armazenados em depósitos centralizados, e o uso de caixas é recomendado para garantir a preservação dos documentos e facilitar a sua organização e acesso quando necessário.
Alternativa A: "Os arquivos têm um ciclo de vida que é contado a partir da produção do documento e do encerramento do ato, ação ou fato que motivou a sua produção e da sua frequência de uso. Essa fase se diz na Arquivística que tem relação com a vigência do documento (a razão de ser do documento). Após essa vigência, eles são todos incinerados."
Essa alternativa está incorreta pois, embora o ciclo de vida dos documentos arquivísticos realmente tenha início com a sua produção e o encerramento do ato que motivou sua criação, nem todos os documentos são incinerados após a sua vigência. Documentos de valor histórico, jurídico ou administrativo podem ser transferidos para arquivos permanentes.
Alternativa B: "Arquivo Corrente ou de Gestão, também conhecido como de Primeira Idade ou Ativo, reúne documentos pouco usados pela administração."
Essa alternativa está incorreta porque os arquivos correntes ou de gestão, também conhecidos como de primeira idade ou ativos, são aqueles que reúnem documentos frequentemente utilizados pela administração. Eles são essenciais para as operações diárias da organização.
Alternativa D: "Arquivo Permanente, também conhecido como de Terceira Idade ou Histórico, são os conjuntos documentais custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor. Seu acesso é restrito."
Essa alternativa está parcialmente correta ao descrever os arquivos permanentes como documentos custodiados em caráter definitivo devido ao seu valor. Porém, está incorreta ao afirmar que seu acesso é restrito. Na verdade, em muitos casos, o acesso a arquivos permanentes é público para fins de pesquisa e preservação da memória institucional.
Alternativa E: "Espécie é a configuração física de um documento de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado."
Essa alternativa está incorreta pois está confundindo o conceito de espécie documental. Espécie, na arquivística, refere-se à natureza e ao formato do documento (como ata, carta, relatório), e não à sua configuração física ou ao modo como foi confeccionado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Determinados arquivos ou documentos não podem ser destruídos.
B) Arquivo Corrente ou de Gestão – também conhecido como de Primeira Idade ou Ativo. São conjuntos de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso. São muito usados pela administração
C) Arquivo Intermediário – também conhecido como de Segunda Idade ou SemiAtivo. São Arquivos que aguardam em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final. Apresenta pequena frequência de uso pela administração.
D) Arquivo Permanente – também conhecido como de Terceira Idade ou Histórico. São os conjuntos documentais custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor. O acesso é público.
E) 1. Formato: é a configuração física de um suporte de acordo com a sua
natureza e o modo como foi confeccionado:
Exemplos: formulários, ficha, livro, caderno, planta, folha, cartaz,
microficha, rolo, tira de microfilme, mapa
2. Espécie: é a configuração que assume um documento de acordo com a
disposição e a natureza das informações nesse contidas.
Exemplos: ata, relatório, carta, ofício, proposta, diploma, atestado,
requerimento, organograma)
3. Gênero: configuração que assume um documento de acordo com o
sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo.
Exemplos: audiovisual (filmes); fonográfico (discos, fitas); iconográfico
(obras de arte, fotografias, negativos, slides, microformas; textual
(documentos escritos de uma forma geral); tridimensionais (esculturas,
objetos, roupas); magnéticos/informáticos (disquetes, cd-rom,)
4.Tipo de documento: é a configuração que assume um documento de
acordo com a atividade que a gerou.
Exemplos: Ata de Posse; Boletim de Notas e Frequência de Alunos, Regimento de
Departamento, Processo de Vida Funcional, Boletim de Atendimento de Urgência,
Prontuário Médico, Tabela Salarial.
GAB: LETRA C
Questão retirada daqui : http://simagestao.com.br/wp-content/uploads/2016/01/nocoes_basicas_para_organizacao_de_arquivos1.pdf (pág. 09)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo