De acordo com as diretrizes atuais do Conselho Federal de M...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2405514 Medicina
De acordo com as diretrizes atuais do Conselho Federal de Medicina, entende-se por cirurgias com internação de curta permanência todos os procedimentos clínico-cirúrgicos que, pelo seu porte, dispensam o pernoite do paciente na unidade.
Sobre a prática de cirurgias com internação de curta permanência, analise as alternativas abaixo e assinale a assertiva incorreta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda as diretrizes para cirurgias com internação de curta permanência, ou seja, procedimentos clínico-cirúrgicos que não requerem que o paciente passe a noite na unidade hospitalar. A resposta correta é a alternativa D, que afirma que o anestesista é o responsável pela liberação do paciente da sala de cirurgia e pode ser responsável pela alta do serviço se o cirurgião deixar autorização expressa em prontuário. Esta afirmação é incorreta porque, na prática médica, a responsabilidade pela alta do paciente é normalmente do cirurgião, que é o profissional que conduziu o procedimento cirúrgico. O anestesista é responsável pela segurança do paciente no que se refere à anestesia durante o procedimento e no período imediato após a cirurgia, mas a decisão final e a alta do paciente são responsabilidades do cirurgião, que deve avaliar a integridade cirúrgica e a condição clínica do paciente antes de conceder a alta. Portanto, a alternativa D está incorreta porque sugere que o anestesista pode ter a responsabilidade final pela alta sem a necessidade de intervenção ou avaliação do cirurgião, o que contraria as normas de segurança do paciente e as boas práticas médicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo