O processo XP (extreme programming) envolve a realização das...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65101 Engenharia de Software
Julgue os itens a seguir, relativos a modelos ágeis de processo.

O processo XP (extreme programming) envolve a realização das atividades de planejamento, de projeto, de codificação e de teste.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - certo

O Extreme Programming (XP) é uma metodologia ágil que realmente envolve a realização de atividades de planejamento, de projeto, de codificação e de teste. Essas atividades são realizadas de maneira iterativa e incremental, o que é característico dos métodos ágeis, e são repetidas ao longo de todo o ciclo de vida do software.

No XP, o planejamento ocorre através de reuniões de jogo de planejamento (planning game), onde as prioridades são definidas, e os lançamentos (releases) e iterações são planejadas. O projeto é baseado em práticas como o design simples e a refatoração contínua para melhorar o design ao longo do tempo. A codificação é feita com práticas como a programação em pares e a integração contínua. Por fim, os testes são realizados constantemente através de testes unitários escritos antes mesmo do código de produção (Test Driven Development - TDD) e testes de aceitação realizados pelo cliente.

Portanto, a afirmação está correta, pois essas atividades são parte integrante do XP, refletindo os valores de comunicação, simplicidade, feedback e coragem, fundamentais nesse processo de desenvolvimento ágil.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

o XP usa a abordagem orientada a objeto com oparadigma de desenvolvimento predileto. Inclui um conjunto de regras e práticas que ocorrem no contexto de 4 atividades:

1. Planejamento

2. Projeto

3. Codificação

4. Teste

4 atividades básicas do desenvolvimento: Programar, testar, ouvir, projetar (Kent Beck)

4 atividades de arcabouço:Planejamento,  projeto, codificação e teste (Pressman)

Questão correta , seguindo a definição dada por Pressman.

Segundo Pressman, o XP prefere uma abordagem orientada a objetos como paradigma de desenvolvimento e envolve 4 atividades metodológicas:

  • Planejamento
  • Projeto ("Designing")
  • Codificação
  • Testes

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo