Um paciente do sexo masculino com 45 anos de idade se apres...
Um paciente do sexo masculino com 45 anos de idade se apresenta ao pronto-socorro com história de 1 hora de início súbito de dor no flanco esquerdo irradiando para a virilha. O paciente se contorce de dor, a qual não melhora com mudança de posição. O paciente também se queixa de náuseas e vômitos. Pode-se suspeitar de diagnóstico de nefrolitíase com base na história clínica, nos achados ao exame físico e nos resultados dos exames laboratoriais, sendo a confirmação feita com exames de imagem. Com base no diagnóstico é correto afirmar:
I. História clínica: Os cálculos renais e ureterais podem causar cólica renal: dor grave e aguda no flanco que pode irradiar para a virilha ipsilateral, normalmente acompanhada de náuseas e vômitos.
II. Exame físico: Em pacientes com cólica renal, o ângulo costovertebral e a sensibilidade do flanco ipsilateral podem ser acentuados. Sinais de sepse, incluindo febre, taquicardia e hipotensão, podem indicar cálculo obstrutivo com infecção, requerendo encaminhamento urgente ao urologista.
III. Exames laboratoriais: Os exames laboratoriais iniciais em todos os pacientes com suspeita de nefrolitíase são a urinálise, o hemograma completo e a bioquímica sérica, incluindo eletrólitos, ureia/creatinina sérica (para avaliar a função renal), cálcio, fósforo e ácido úrico.
IV. Exames por imagem: A tomografia computadorizada helicoidal sem contraste (TCSC) é a modalidade preferida de exame imagiológico em virtude da sua alta sensibilidade e especificidade. A tomografia computadorizada (TC) determina com precisão a presença, o tamanho e a localização dos cálculos; se o resultado for negativo, a nefrolitíase poderá ser descartada com alta probabilidade.
A sequência correta é: