Em relação aos estudos introdutórios relacionados à arquivo...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - Proveniência.
Vamos explicar detalhadamente o porquê dessa escolha e analisar as demais alternativas:
O princípio da Proveniência, também conhecido como princípio do respeito aos fundos, é fundamental na teoria arquivística. Segundo Reis e Santos (2012), esse princípio estabelece que os documentos devem ser organizados de acordo com sua origem, ou seja, devem ser mantidos juntos de acordo com a entidade ou pessoa que os produziu, e não misturados com documentos de outras proveniências. Este princípio garante que a integridade e o contexto original dos documentos sejam preservados, permitindo uma correta interpretação e análise histórica.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Cumulatividade: Este princípio refere-se ao fato de que os arquivos são formados de maneira constante e progressiva, acumulando documentos ao longo do tempo. Ele não está relacionado ao respeito aos fundos ou à organização dos documentos por sua origem.
B - Organicidade: Este princípio diz respeito à relação natural entre os documentos que foram gerados pela mesma entidade ou pessoa no curso de suas atividades. Embora relacionado ao contexto, não é especificamente o mesmo que o princípio da proveniência.
C - Indivisibilidade: Este princípio sustenta que os arquivos devem ser mantidos inteiros e não devem ser fragmentados. Trata-se da preservação da unidade dos conjuntos documentais, mas não aborda especificamente a questão da proveniência.
D - Unicidade: Este princípio afirma que cada documento de arquivo é único e não pode ser substituído por outro, devido ao seu contexto e à sua função original. Não se relaciona diretamente com o respeito aos fundos.
Com a compreensão desses conceitos, é possível perceber que a Proveniência é o princípio que se encaixa perfeitamente à definição de respeito aos fundos, conforme explicado por Reis e Santos (2012).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo o princípio da proveniência cada documento deve ser identificado na relação com seu produtor, de forma que arquivos originários de diferentes instituições ou pessoas devem manter a respectiva individualidade, não podendo ser mesclados. Fundo: conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo.
a) Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
b) Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
c) Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
d) Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
e) CORRETA
LETRA E CORRETA
Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
Gabarito: E
Proveniência - respeita a origem de cada documento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo