Os gateways de técnica de inspeção de estado comparam o padr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O firewall pode ter alguns modos de atuação, a inspeção de estados é uma delas. Nela, ao invés de filtrar os pacotes apenas baseado na origem e destino dos endereços, o firewall compara o pacote com um padrão conhecido, sem necessidade de processar toda a mensagem.
Portanto a questão está correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Técnicas de Inspeção de Estado
Um dos maiores problemas dos servidores Proxy é que eles têm de avaliar muitas informações em muitos pacotes. Além disso, com o crescimento da demanda pelos serviços a adoção de múltiplos Servidores Proxy especializados é natural. Isto afeta a performance e implica em custos.
Os Gateway de Técnicas de Inspeção de Estado em vez de examinar cada pacote compara o padrão de bits do pacote com um padrão conhecido como confiável.
Por exemplo, quando o cliente acessa um serviço externo, o servidor salva dados da requisição como número da porta, endereço de origem e de destino. Esta memória é chamada: salvar o estado. Quando o sistema externo responde à requisição, o Firewall compara o pacote recebido com o estado salvo para definir se ele está autorizado a entrar.
Enquanto esta técnica fornece velocidade e transparência, uma das grandes desvantagens é que os pacotes internos acessam a rede externa com os seus próprios endereços IP, expondo os endereços internos ao ataque de hackers.
http://www.comp.pucpcaldas.br/~al550099468/Redes/Proxy/proxy_files/index.htm
Certo.
Inspeção de estado é uma das técnicas de implementação de firewall.
Em vez de filtrar os pacotes apenas baseado na origem e destino dos endereços IP, o firewall compara o padrão de bits do pacote com um padrão conhecido, sem necessidade de processar toda a mensagem. Para obter esse padrão "confiável", o firewall armazena características do estabelecimento da conexão (como número da porta, endereço de origem e destino, etc), podendo, portanto, decidir se uma porta de retorno pode ou não ser aberta.
A inspeção de estado oferece a velocidade de um filtro de pacotes junto com a segurança de um gateway de aplicações. Não verifica os dados da carga útil do pacote e tem como principal limitação a exposição dos endereços IP das máquinas internas à rede, o que pode ser contornado com a adição de servidor proxy em conjunto.
* Inspeção de estados = Filtro de Conexões Stateful
** Um Gateway, ou ponte de ligação, é uma máquina intermediária destinada, geralmente, a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos de gateway podem ser os routers (ou roteadores) e firewalls, já que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede. Um proxy também pode ser interpretado como um gateway (embora em outro nível, aquele da camada em que opera), já que serve de intermediário também.
-> Lembrando que o GW atua em todas as camadas do modelo OSI e não é específico da Aplicação.
ABIN É ABIN, NÉ PAI.
Correto
Essa questão está se referindo ao Firewall Statefull, o Firewall capaz de verificar o conteúdo do pacote (payload) é o firewall de aplicação, chamado de Proxy.
In stateful inspection, the firewall keeps track of the state of network connections and makes decisions about allowing or blocking traffic based on the context of those connections. It examines not only the headers and bit patterns in packets but also the state of the connection, such as whether it is part of an established session or is trying to initiate a new session.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo