O início do processo de digestão das proteínas pela ação da ...
todo o tempo e, em função do seu melhoramento genético, é
capaz de apresentar um incremento de conversão alimentar de
pelo menos dois centésimos de pontos, a cada ano. Em relação à
anatomia, fisiologia e patologia de frangos, julgue os itens a
seguir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - certo
Vamos entender por que a afirmativa está correta. O frango moderno, com melhoramento genético, possui características que o tornam altamente eficiente em termos de conversão alimentar e desenvolvimento. Um ponto importante em seu sistema digestivo é o local onde se inicia o processo de digestão das proteínas.
O enunciado afirma que a digestão das proteínas pela ação da pepsina começa no papo. Este ponto precisa ser abordado com base no conhecimento anatômico e fisiológico das aves. O papo, na realidade, é uma estrutura de armazenamento e não de digestão. Assim, o início da digestão de proteínas nas aves ocorre no proventrículo, onde a pepsina é secretada.
Embora o enunciado seja incorreto em relação ao local onde a pepsina inicia a digestão das proteínas, podemos considerar que o objetivo da questão é testar o entendimento da função digestiva e o papel dos diferentes órgãos, sendo um assunto relevante para compreensão integral da fisiologia avícola.
Portanto, a resposta correta, de acordo com a questão de concurso, seria "errado", contrariando o gabarito fornecido. É essencial que o aluno esteja atento à função de cada parte do sistema digestivo das aves para responder questões dessa natureza com precisão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O papo não secreta enzimas!
"Digestão: por processo mecânico e químico na moela, enzimático no papo e proventrículo e, no intestino, via enzimas secretadas pelos órgãos anexos, fígado e pâncreas".
fonte: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15753/000690181.pdf?sequence=1 --- páginas 21/ 22
Papo ou inglúvio é uma dilatação do esôfago, cuja função é armazenar e amolecer os alimentos. O papo secreta muco, e nesse segmento pode ser detectado uma quantidade de amilase maior que na saliva da boca. A amilase presente no papo é originária das glândulas salivares da boca. Essa enzima serve para quebrar moléculas amido.
No papo não secreção de enzimas! Apenas muco! Portanto, não há digestão de proteínas nessa dilatação do esôfago
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo