Enumere de acordo com a ordem lógica do processo de criação ...
Enumere de acordo com a ordem lógica do processo de criação de uma Mala Direta:
( ) Conectar o documento a uma fonte de dados. Uma fonte de dados é um arquivo que contém as informações a serem mescladas em um documento.
( ) Visualizar e completar a mesclagem. É possível visualizar cada cópia do documento antes de imprimir todo o conjunto.
( ) Definir o documento principal. O documento principal contém o texto e os gráficos que são os mesmos para cada versão do documento mesclado.
( ) Adicionar espaços reservados, chamados campos de mala direta, ao documento. Ao realizar a mala direta, os campos da mala direta são preenchidos com informações de seu arquivo de dados.
( ) Refinar a lista de destinatários ou os itens. Se o seu arquivo de dados for uma lista de correspondência, esses itens serão provavelmente destinatários da sua correspondência. Se você quiser gerar cópias apenas para determinados itens no seu arquivo de dados, poderá escolher quais itens (registros) incluir.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - 2, 5, 1, 4 e 3
Para compreender a questão, é importante entender o processo de criação de uma Mala Direta em aplicativos de edição de texto como o Microsoft Word, LibreOffice Writer, ou outros similares. A mala direta é uma ferramenta que permite personalizar correspondências em massa, como cartas ou e-mails, utilizando uma base de dados para inserir informações específicas, como nome, endereço e outros detalhes, em cada documento gerado.
A questão aborda a ordem lógica das etapas para a criação de uma Mala Direta. Compreender isso requer bom conhecimento dos passos a serem seguidos durante o processo de mesclagem de documentos.
Vamos analisar a ordem correta das etapas:
1. Definir o documento principal: Este é o primeiro passo, pois se trata do documento base que contém o texto e os gráficos fixos, que serão comuns a todas as versões personalizadas do documento. Portanto, a etapa correta para iniciar o processo é definir o documento principal.
2. Conectar o documento a uma fonte de dados: Após ter o documento principal, é necessário associá-lo a uma fonte de dados, que geralmente é uma lista de contatos ou tabela que contém as informações a serem personalizadas.
3. Refinar a lista de destinatários: Antes de prosseguir com a personalização, é importante escolher quais registros do arquivo de dados serão usados. Isso permite que o usuário selecione somente os destinatários que devem receber a correspondência.
4. Adicionar espaços reservados (campos de mala direta): Aqui, o usuário define os campos que serão preenchidos com dados específicos de cada destinatário, como nome e endereço. Esses campos funcionam como marcadores que serão substituídos pelas informações reais durante a mesclagem.
5. Visualizar e completar a mesclagem: Finalmente, deve-se revisar cada cópia do documento finalizado com as informações inseridas e, se tudo estiver correto, proceder para imprimir ou enviar as correspondências.
Com base na explicação acima, a sequência correta é a da alternativa B: Primeiramente, definir o documento principal (etapa 1 no raciocínio), conectar a uma fonte de dados (etapa 2), refinar a lista de destinatários (etapa 3), adicionar campos de mala direta (etapa 4), e por último, visualizar e completar a mesclagem (etapa 5).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo