Imagine que um candidato a uma vaga num concurso público, e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: PC-RJ Prova: FGV - 2021 - PC-RJ - Perito Legista |
Q1861581 Português
Imagine que um candidato a uma vaga num concurso público, encarregado de redigir um texto em que expresse suas opiniões sobre o problema dos incêndios no Pantanal, apela para um testemunho de autoridade, citando uma observação de um treinador de um time de futebol mato-grossense, retirada de um jornal local. Um aspecto problemático no apelo para um testemunho de autoridade, como esse, é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O trecho pode gerar dúvidas entre a Letra B e a Letra D.

Por que não é a letra D ?

Porque não há uma ausência completa entre o fato e a autoridade. Pois o treinador de futebol mora no Mato Grosso, lugar onde o Pantanal se localiza. Ou seja, Mesmo que o treinador não seja uma autoridade exímia para falar do assunto, ele é um morador do local. Diferente seria se alguém do RJ fosse treinador e quisesse dar palpite, neste caso teríamos uma ausência completa, o que não se perfaz na respectiva questão.

Sendo assim, resta-nos a letra B, a qual é nosso gabarito.

A autoridade pode ser questionada ???

SIM !!!

Porque mesmo sendo morador do MS e residindo no Estado do Pantanal, ele é um treinador, autoridade no futebol e provavelmente não na matéria de meio ambiente. Logo o treinador poderá ter sua autoridade questionada.

GAB LETRA B

Tendiii foi nada, tava falando de incêndios depois já veio com papo de futebol ai já colocou treinador no meio, Pantanal kkkkkkkkkkkk FGV sendo FGV...

incêndios no Pantanal / apela para um testemunho de autoridade / treinador de um time de futebol

Convenhamos que apelar para a autoridade de um treinador de futebol numa questão ambiental vai fazer com que a autoridade do citado pode ser questionada, sem muitos problemas. 

Alguém poderia dizer, por exemplo: o cara entende é de esquema tático, gestão de elenco, box to box e afins, não de assuntos ambientais e tals.

Entendi foi nada dessa questão, achei que fosse a letra C, pois o trecho retirado de um jornal da fala de uma autoridade deixa de ser uma opinião própria do candidato..

FGV deixou escapar o paralelismo no comando da questão. Quem mais percebeu?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo