A respeito da correspondência entre o cartão de Portinari (...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2084065 Português
    Em 1956, Candido Portinari pintou uma série de vinte e uma gravuras, focalizando duas personagens da literatura universal: D. Quixote e Sancho Pança. Em 1972, por ocasião da comemoração de seus 70 anos, Carlos Drummond de Andrade lançou um livreto com 21 poemas, alusivos às gravuras do amigo pintor e publicados no ano seguinte com o título geral ‘‘Quixote e Sancho, de Portinari’’, em ‘‘As impurezas do branco’’ (1973). (...)

   O quarto poema, ‘‘Convite à glória’’, acompanha o cartão ‘‘Sancho Pança atende ao chamado de D. Quixote’’ e recupera, de forma dialogada, o encontro entre o fidalgo e seu escudeiro, momento em que ‘‘Sancho Pança, que assim se chamava o lavrador, deixou mulher e filhos, e se assoldadou por escudeiro do fidalgo’’ (Cervantes, 1981, p. 53).

texto_7 .png (399×445)

Convite à glória

texto_7 2 .png (530×250)

Fonte: Disponível em: http://webs.ucm.es/info/especulo/numero23/drummond.html.
Acesso em 02 fev. 2022. (Adaptado)


A respeito da correspondência entre o cartão de Portinari (texto não verbal) e o poema de Carlos Drummond de Andrade (texto verbal), assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
(  ) O diálogo entre Dom Quixote e Sancho Pança instaura um processo de negociação entre os dois personagens. ( ) As propostas feitas por Dom Quixote a Sancho Pança constituem imaginários de conquistas futuras a serem alcançadas pelos dois personagens. (  ) No cartão de Portinari, Dom Quixote suplica a parceria de Sancho Pança, o que é evidenciado pela posição corporal do nobre cavaleiro. (  ) O fato de Sancho Pança manter a mão no rosto indica que ele concorda com a proposta de Dom Quixote.
A sequência correta é
Alternativas