Leia as afirmativas a seguir quanto ao uso da vírgula. I -...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2084067 Português
    Em 1956, Candido Portinari pintou uma série de vinte e uma gravuras, focalizando duas personagens da literatura universal: D. Quixote e Sancho Pança. Em 1972, por ocasião da comemoração de seus 70 anos, Carlos Drummond de Andrade lançou um livreto com 21 poemas, alusivos às gravuras do amigo pintor e publicados no ano seguinte com o título geral ‘‘Quixote e Sancho, de Portinari’’, em ‘‘As impurezas do branco’’ (1973). (...)

   O quarto poema, ‘‘Convite à glória’’, acompanha o cartão ‘‘Sancho Pança atende ao chamado de D. Quixote’’ e recupera, de forma dialogada, o encontro entre o fidalgo e seu escudeiro, momento em que ‘‘Sancho Pança, que assim se chamava o lavrador, deixou mulher e filhos, e se assoldadou por escudeiro do fidalgo’’ (Cervantes, 1981, p. 53).

texto_7 .png (399×445)

Convite à glória

texto_7 2 .png (530×250)

Fonte: Disponível em: http://webs.ucm.es/info/especulo/numero23/drummond.html.
Acesso em 02 fev. 2022. (Adaptado)


Leia as afirmativas a seguir quanto ao uso da vírgula.
I - É permitido usar vírgulas em "Juntos, na poeira das encruzilhadas, conquistaremos a glória" (v. 1). II - É permitido empregar vírgula em "Nossos nomes ressoarão, nos sinos da História" (v. 3). III - O uso das vírgulas em "Jamais alguém, nas cinco partidas do mundo, será tão grande" (v. 5) isola o adjunto adverbial. IV - É permitido empregar vírgula em "As mais inacessíveis princesas se curvarão, à nossa passagem" (v. 7).
Estão corretas
Alternativas