“Nós concordamos que a personalidade é definida pelos concei...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2630243 Psicologia

“Nós concordamos que a personalidade é definida pelos conceitos específicos contidos em uma dada teoria, que são considerados adequados para a descrição ou entendimento completos do comportamento humano. Também concordamos que uma teoria consiste em um conjunto de suposições relacionadas referentes aos fenômenos empíricos e às definições empíricas relevantes que permitem que o usuário passe da teoria abstrata para a observação empírica. Por simples acréscimo, temos a implicação de que uma teoria da personalidade deve ser um conjunto de suposições relevantes para o comportamento humano, juntamente com as definições empíricas necessárias. Existe também a exigência de que a teoria seja relativamente abrangente. Ela deve estar preparada para lidar com uma ampla variedade de comportamentos humanos ou fazer predições sobre eles. De fato, a teoria deve estar preparada para lidar com qualquer fenômeno comportamental que possua significado para o indivíduo.


(HALL, LINDZEY & CAMPBELL, Teorias da Personalidade. Pag. 36, 4ª edição. Porto Alegre: Artmed,2009.


Em relação à Teoria da Personalidade, analise as afirmações:


I. Freud salientou que o desenvolvimento da civilização foi possível devido à inibição das escolhas objetais primitivas e ao desvio da energia instintual para canais socialmente aceitáveis e culturalmente criativos (1930).

II. Para Jung, a Persona é o papel atribuído a alguém pela sociedade, o papel que a sociedade espera que a pessoa desempenhe na vida (1945).

III. Para Murray a chave para a compreensão do comportamento humano, está no estudo das tendências intencionais da pessoa... “a coisa mais importante que temos de descobrir sobre uma pessoa... é a intencionalidade (ou as intencionalidades) supraordenada de suas atividades, sejam elas mentais, verbais ou físicas” (1951).

IV. Para Skinner assim como não culpamos e nem elogiamos uma bola de bilhar pelas consequências de seu movimento, também não faz sentido, elogiar um indivíduo por ganhar um prêmio Nobel ou culpar outro por se tornar um assassino serial. O comportamento é o produto de forças que agem sobre o indivíduo, não de uma escolha pessoal (1953).


É CORRETO o que se afirma em:


Alternativas