Pandemia mudou a relação dos brasileiros com tecnologias ban...
Pandemia mudou a relação dos brasileiros com tecnologias bancárias
Posso fazer um pix? Posso transferir pelo celular? Essas perguntas, cada vez mais comuns entre as pessoas e as empresas, mostram que o uso das tecnologias bancárias tem se tornado mais frequente. Impulsionado pela pandemia da Covid-19 e pelas medidas de isolamento social, iniciadas em março de 2020, o celular passou a ser o canal favorito dos brasileiros para pagar contas, fazer transferências, contratar crédito e realizar as demais operações bancárias. Em 2020, pela primeira vez, as transações realizadas no mobile banking – aplicativo bancário – representaram mais da metade (51%) do total das operações feitas no País (FEBRABAN, 2021). SOUZA, Ludmilla.
Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/ economia/noticia/>. Acesso em: 25 abr. 2024, com adaptações.
Com base nas informações do texto e nas questões gramaticais que o envolvem, assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito A
GABARITO: A
EXPLICAÇÃO (com base no meu entendimento):
A) Desde que mantidas as vírgulas, o trecho “cada vez mais comuns entre as pessoas e as empresas” poderia ser substituído, sem alteração do sentido original, pela redação que são cada vez mais comuns entre as pessoas e as empresas.
MOTIVO: A palavra "que" pode ser acrescentada sem alteração no sentido original, uma vez que permanecerá retonando ao termo "Essas perguntas".
Reescrita:" As empresas, que cada vez mais comuns entre as pessoas e as empresas, mostram que..."
B) A forma verbal “mostram” foi empregada na terceira pessoa do plural, pois se refere ao termo “as pessoas e as empresas”.
CORREÇÃO: A forma verbal "mostram" se refere ao termo "Essas perguntas".
C) Caso desejasse, a autora poderia, de acordo com a norma-padrão, ter empregado o vocábulo “frequente” no plural para concordar com o termo “tecnologias bancárias”.
CORREÇÃO: O vocabulo "frequente" não poderia ser empregado no plural para concordar com termo “tecnologias bancárias” pois "frequente" se refere ao termo "uso", que está no singular.
''Mostram que o uso das tecnologias bancárias tem se tornado mais frequente...'' (O que tem se tornado mais frequente? O uso das tecnologias bancárias).
D) A redação Devido a pandemia da Covid-19 e às medidas de isolamento social reproduz o sentido do trecho “Impulsionado pela pandemia da Covid-19 e pelas medidas de isolamento social” e está totalmente de acordo com as regras de uso do sinal indicativo de crase.
CORREÇÃO: "Devido a pandemia" leva crase, sendo correto "Devido à pandemia".
E) A redação Os brasileiros passaram a preferir mais o celular do que outros canais está de acordo com a regência do verbo sublinhado e reproduz o sentido do trecho “o celular passou a ser o canal favorito dos brasileiros”.
CORREÇÃO: A frase "preferir mais o celular do que outros canais" está incorreta porque o verbo "preferir" não admite o uso de comparativos, como "mais...do que".
Espero ter ajudado!!
acredito eu que as virgulas estão separando um aposto explicativo, por isso, se manter as virgulas não se altera o sentido.
acredito eu que as virgulas estão separando um aposto explicativo, por isso, se manter as virgulas não se altera o sentido.
Gabarito: Letra A
A) com a introdução do termo "que são" passou a ser uma oração adjetiva explicativa. A partícula "que" é um pronome relativo que retoma o termo antecedente "essas perguntas".
B) Mostram concorda com o sujeito da frase: essas perguntas
C) O uso tem se tornado mais frequente
D) expressão "Devido à pandemia" exige crase. Poderia ser realizado um teste trocando o termo por uma palavra masculina: Devido ao avanço da tecnologia. Verifica-se a necessidade de uma preposição.
E) Verbo Preferir: Alguém prefere algo a alguma coisa. A regência do verbo “preferir” é feita com a preposição “a”: prefiro isso a quilo. O verbo é transitivo direto e indireto (VTDI).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo