Uma das diferenças existente entre a Norma Internacional de ...
35 a 41.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E (Errado)
Para entender a questão, é importante conhecer duas normas fundamentais na área de arquivologia: a Norma Internacional de Descrição Arquivística (ISAD(G)) e a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).
Primeiro, vamos explorar o conceito central da questão: a tipologia documental. Este conceito refere-se à classificação dos documentos com base em suas características formais e funcionais, ou seja, a forma e a função que desempenham.
A ISAD(G) foi a primeira norma a estabelecer diretrizes internacionais para a descrição de documentos arquivísticos, sugerindo uma abordagem hierárquica e padronizada. Porém, ela não trabalha diretamente com o conceito de tipologia documental relacionado especificamente à unidade de classificação.
A NOBRADE, por outro lado, foi desenvolvida com base nas diretrizes da ISAD(G), mas adaptada às necessidades e realidades brasileiras. Embora a NOBRADE tenha sim uma preocupação em descrever e classificar documentos, ela não é pioneira ao relacionar diretamente a tipologia documental com a unidade de classificação. Ambas as normas têm diretrizes que visam a organização e descrição adequadas, mas não há pioneirismo da NOBRADE nesse aspecto específico.
Portanto, a afirmação de que a NOBRADE trabalha pioneiramente com o conceito de tipologia documental relacionado diretamente com a unidade de classificação é incorreta. Este é o motivo pelo qual a alternativa correta é "Errado".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Na definição do sistema multinível, a aplicação do conceito de fundo de arquivo é fundamental. Como sabemos, tal conceito encontra-se intimamente ligado ao princípio da proveniência, o que pressupõe uma relação direta entre as atividades de descrição e as de classificação arquivística. Entretanto, a ISAD (G) pouco se detém no estabelecimento de critérios e de conceitos para a classificação, criando o risco de defasagem entre essas duas atividades."
(LOPEZ; 2002)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo