A origem do Projeto Ético Político do Serviço Social brasile...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q979160 Serviço Social
A origem do Projeto Ético Político do Serviço Social brasileiro está localizada na segunda metade dos anos 70, com avanço nos anos 80. A condição para a construção desse novo projeto segundo Netto (2006) baseia-se:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro e sua origem, considerando as alternativas apresentadas. O gabarito correto é a alternativa C: "no processo de recusa e crítica do conservadorismo profissional".

Tema Central: A questão aborda a origem e o desenvolvimento do Projeto Ético-Político do Serviço Social no Brasil, que é um marco importante na história da profissão, principalmente a partir da década de 1970 e 1980. Esse projeto buscou transformar a prática profissional, rompendo com o conservadorismo predominante e buscando uma atuação mais crítica e comprometida com as questões sociais.

Resumo Teórico: Segundo José Paulo Netto, um dos principais teóricos do Serviço Social, o projeto ético-político emerge da necessidade de um novo posicionamento crítico diante do conservadorismo e das práticas tradicionais do assistente social. Este movimento se alicerça na busca por uma prática profissional que não apenas responda às demandas sociais, mas que também atue como agente de mudança social, promovendo a justiça e os direitos humanos.

Justificativa para a Alternativa Correta (C): A alternativa C está correta porque reflete exatamente esse processo histórico de transformação e crítica ao conservadorismo. Durante a ditadura militar no Brasil, muitos profissionais do Serviço Social começaram a questionar as práticas tradicionais que não contribuíam para a emancipação dos sujeitos sociais. Esse questionamento levou ao desenvolvimento de um projeto que visava uma prática mais crítica e alinhada aos interesses da classe trabalhadora e dos direitos sociais.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - "em experiências históricas, que favoreciam a permanência da ditadura em favor dos interesses das classes trabalhadora": Esta alternativa está incorreta porque, na verdade, o Projeto Ético-Político surgiu justamente como uma crítica ao contexto autoritário da ditadura e ao conservadorismo que não beneficiava as classes trabalhadoras.

B - "na formação religiosa dos Assistentes Sociais": A formação religiosa não foi a base para o desenvolvimento do Projeto Ético-Político. Embora o Serviço Social tenha uma origem vinculada a instituições religiosas, o projeto citado é caracterizado por um distanciamento do conservadorismo associado a essas instituições.

D - "nas amplas discussões contra o redimensionamento da formação profissional e reforma curricular de 1970": Embora as discussões sobre formação profissional sejam relevantes, elas não são a base central do Projeto Ético-Político conforme Netto aponta. Este projeto está mais relacionado à crítica ao conservadorismo do que a questões curriculares.

E - "na negação da massa crítica": Esta alternativa está incorreta, pois o projeto ético-político é justamente um movimento que nasce do fortalecimento e da afirmação de uma massa crítica dentro do Serviço Social, não de sua negação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O objeto deste debate – e, sobretudo, a própria construção deste projeto no marco do Serviço Social no Brasil – tem uma história que não é tão recente, iniciada na transição da década de 1970 à de 1980. Este período marca um momento importante no desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional. É neste processo de recusa e crítica do conservadorismo que se encontram as raízes de um projeto profissional novo, precisamente as bases do que se está denominando projeto ético-político. 

Os elementos constitutivos do Projeto Ético Político (PEP) são :

1- Princípios e valores ético-políticos;

2 - Matriz Teórico Metodológica;

3- Crítica radical a ordem [capitalista] vigente;

4- lutas e posicionamentos políticos.

Letra C no processo de recusa e crítica do conservadorismo profissional. Está correta, pois, o núcleo do PEP está comprometida com a autonomia, expansão dos indivíduos sociais na construção de uma ordem social sem dominação/exploração de classes (NETTO).

"A própria construção deste projeto no marco do Serviço Social no Brasil – tem uma história que não é tão recente, iniciada na transição da década de 1970 à de 1980. Pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional. É neste processo de recusa e crítica do conservadorismo que se encontram as raízes de um projeto profissional novo, precisamente as bases do que se está denominando projeto ético-político".

Fonte: https://www.ssrede.pro.br/wp-content/uploads/2017/07/projeto_etico_politico-j-p-netto_.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo